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76 outubro | novembro | dezembro 2014 Atores em ação durante filmagem de O Mercado de Notícias , de Jorge Furtado Documentário O mercado de filmes O filme O Mercado de Notícias é um manifesto crítico do jorna- lismo. Não de amor e nem de ódio, mas um convite à reflexão. Se a metáfora fosse o casamento, seria uma “DR” (discussão sobre a relação). Teve ótima recepção nos jornais. O diretor Jorge Furtado criou a obra como um “dispositivo de filmagem”: reúne um grupo de atores em local fechado para mon- tar uma peça pouco conhecida do escritor britânico Ben Jonson (1572-1637), que tem o nome do filme. Começa o documentário na primeira reunião do diretor com os atores, ele explica o texto e o projeto do filme, eles fazem a primeira leitura. As cenas seguintes mostram o elenco a experimentar roupas, a evolução dos ensaios, depois a cenografia sendo preparada até uma plena execução do texto em palco montado no mesmo espaço fechado. Desde o iní- cio do filme, trechos do texto renascentista dão oportunidade de cortes para cenas de entrevistas com alguns jornalistas escolhidos pelo diretor para falar do jornalismo brasileiro contemporâneo. A peça, escrita no início do século 17, trata criticamente a gêne- se do jornalismo empresarial, em que a edição das notícias passa a objetivar lucro. É um retrato do surgimento de ummodelo econômi- co que evolui até se tornar ple- no nos Estados Unidos, a partir de meados do século 19, quan- do jornais baixam seus preços de capa para atingir grande nú- mero de consumidores, crian- do um público cativo para um mercado anunciante que paga a conta dos principais custos de produção da fábrica de notícias. O jornal se torna então o pri- meiro meio de comunicação de massas, ao mesmo tempo que os jornalistas se proletarizam. Os jornalistas entrevistados são escolhidos pelo diretor, ar- bitrariamente, entre aqueles de que ele gosta, como expli- ca logo de início: Bob Fernan- Fábio Rebelo des, Cristiana Lobo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Ne- to, Janio de Freitas, José Rober- to Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Car- ta, Paulo Moreira Leite, Raimun- do Pereira, Renata Lo Prete (em ordem alfabética). É um grupo pluralista, em que predominam apoiadores da atual administra- ção federal. No filme, os entrevistados comentam principalmente a conjuntura atual da mídia bra- sileira. Exceções são momen- tos como aquele em que Rai- mundo Pereira fala de aspec- tos estruturais da indústria jor- nalística (ele chama de “jornal para ler e para ver leão serva

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