RJESPM 12
12 JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO 2015 direto de columbia por david klatell o surgimento de novas escolas de jornalismo mundo afora é um fenô- meno curioso que pode se manifestar de diversas formas e nascer de moti- vos e avaliações locais muito distin- tos domercado para umcurso desses. Tive sorte de trabalhar emvários pro- jetos, em cinco continentes, e de tra- var contato com os muitos formatos que podem assumir. Certas escolas de jornalismo são criadas por governos interessados em aplicar o verniz da liberdade democrá- tica de expressão ao que, na verdade, é um regime regulatório feito para coi- bir a imprensa livre. É assim na Rús- sia e na Ásia Central. Não surpreende, no entanto, que a China tenha produ- zidomais escolas autoproclamadas de “jornalismo” na última década do que o resto do mundo somado. Ainda que um ou outro docente ou aluno possa defender, ou mesmo tentar praticar, princípios da liberdade de imprensa e de expressão, essas escolas só operam porque o governo e o Partido Comu- nista definem as diretrizes e se valem de censura, da “grande muralha digi- tal” e do controle da contratação e da promoção de docentes para garantir sua aplicação. Na verdade, muitos alunos estão estudando relações públicas, publi- cidade e comunicação empresarial e governamental – ofícios que prome- tem renda maior, uma vida mais sos- segada e mais segurança no emprego do que o jornalismo. Emoutras partes, há escolas de jor- nalismo sendo criadas por organiza- ções jornalísticas, universidades esta- belecidas ou universidades recém- -lançadas. Em quase todo caso, essas novas instituições buscam oferecer tanto programas de diplomação (gra- duação e pós-graduação, em tempo integral ou parcial) como “educação profissional” ou cursos de aperfeiço- amento para jornalistas já atuantes. Prestei assessoria no nascimento de muitas dessas escolas e, embora não possa ser considerado uma espécie de parteira do ensino do jornalismo, é justo dizer que participei da criação de inúmeras novas escolas. Em geral, é mais fácil criar do que manter uma instituição dessas. A maioria enfrentamais dificuldades do que previa, e seu crescimento exige permanente atenção aos valores fun- Iniciativas de ensino no jornalismo mundo afora só fazem sentido quando quem patrocina a escola tem uma visão clara, distinta e condizente com a região em que ela será instalada O segredo da multiplicação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx