RJESPM 12

revista de jornalismo ESPM | cJR 13 damentais que nasceu para defender. Um exemplo é o Jordan Media Ins- titute (JMI), em Amã, na Jordânia. Criado para ser uma escola distinta, singular e independente no Oriente Médio, o instituto foi concebido em torno de três princípios: trata-se de uma pequena instituição voltada ao ensino profissional, e não teórico; comum currículo totalmente digital; e ministrado em árabe, não em inglês. Hoje em seu sexto ano, segue fiel a esses princípios graças, em grande parte, à liderança da princesa Rym Ali, que foi jornalista da CNN e estu- dou na Columbia University. Contudo, por ser uma escola de pós-graduação independente (sua relação com a Universidade da Jor- dânia é tênue), os recursos da insti- tuição são parcos. O mesmo se pode dizer do pequeno grupo de docentes capaz de ensinar domodo prescrito e do estoque de jornalistas profissionais na Jordânia, no Iraque e nos territó- rios palestinos que buscamou podem frequentar um curso de aperfeiçoa- mento. A esperança é que, à medida que amadureça, o Jordan Media Ins- titute possa desenvolver um quadro próprio de professores de talento – jovens capazes de tocar o instituto adiante e permanecer fiéis à visão em sua origem. Formato diferenciado Em Nairóbi, no Quênia, a Universi- dade Aga Khan há pouco criou cur- sos de jornalismo, mas com um for- mato bemdiferente do da JMI. AAga Khan e a universidade à qual a orga- nização pertence (sediada em Kara- chi, no Paquistão) têm consideráveis vantagens financeiras e organizacio- nais. Além disso, são donas de uma das maiores emais influentes compa- nhias jornalísticas da África Oriental, chamada The NationMedia Group. A nova escola de jornalismo foi criada em 2012-2013 para atender a jorna- listas já atuantes – principalmente da controladora e de um grande concor- rente, The Standard. Para tanto, o cur- rículo teve de ser montado em torno de um curso modular, em tempo par- cial, que combina períodos intensivos de ensino presencial comumhíbrido de acompanhamento e interação on- -line entre professores e alunos. Aqui, há dois grandes desafios: o estoque rico lins

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx