RJESPM 12
revista de jornalismo ESPM | cJR 77 Medo, Reverência, Terror Carlo Ginzburg Companhia das Letras, 2014 200 páginas no entanto pode ser vista utili- zando o mesmo gesto em diver- sas oportunidades. Ambos pro- vavelmente buscam se investir de um papel professoral, mais do que de convocação. Frequente no gestual dos po- líticos americanos, no entanto, lá ele aparece como uma mão que aponta com todos os dedos juntos, que, curiosamente, é a forma inata como os chimpan- zés indicam direção (como mos- tra o primatólogo Frans de Wa- al em A Era da Empatia , Compa- nhia das Letras, 2010). No Brasil, o dedo em ris- te provavelmente ficará bani- do da cena política por um bom tempo, até passar o trauma de 2014. Enquanto isso, exércitos em guerra no resto do mundo seguirão convocando voluntá- rios usando o gesto de Lord Ki- tchener, em 1914. ■ FILME Walter Mitty , a melhor foto é a que não se vê Diante de tantas publica- ções, especialmente revistas, sendo fechadasnoBrasil hoje, é muito interessante A Vida Secreta de Walter Mitty , filme dirigido e estrelado pelo ator Ben Stiler. A trama acontece na época do fechamento de uma revista Life ficcional e sua conversão, comequipemuito menor, em um site. E, ainda que tangencialmente, mostra a incompreensãomútuaentre os administradores de em- presas, que nada entendem de revistas e jornalistas, e estes, que não entendem os administradores. Lançado no início de 2014, o longa é a segunda versão paraocinemadeumcontodo escritor James Thurber, de 1939. A primeira, de 1947, foi produzida por Samuel Gol- informações, mas se dá conta de que o fotograma 25 está faltando. Sem vê-lo, mas diante da garantia dada pelo grande fotógrafo, o corpo editorial inteiro decide que a foto es- tará na capa da edição final. PedemumaampliaçãoaMitty, que embroma os editores, in- clusive os novos executivos encarregados de fechar a re- vista, que friamente vão de- mitindofuncionáriose fechan- do andares da empresa. O caso todo lembra o pro- cesso de decadência que está levando sucessivamente ao fechamento de publicações e à demissão de jornalistas. Mitty precisa obter o nega- tivo 25. Para tanto, sai em busca do fotógrafo, umaven- tureiro que ora está em um barconomar daGroenlândia, ora na Islândia, sobrevoando em um teco-teco a erupção de um vulcão, ora no Afega- nistão etc. O tímido laborato- ristaviveaventuras típicasdos personagens de capa ou de seus fotógrafos. Por fim, ele o encontra no alto do Himalaia, onde tenta fotografar um leopardo rarís- simo,porissomesmochamado de fantasmapelos locais. Essa sequência já também propõe uma reflexão sobre a fotogra- fia, seus objetos, a imagem capturada e a sua revelação. Seanemalgummomentodis- cute comWalterMitty a perda do negativo 25. Explica a ele quehaviamandadoafotoden- trodeumacarteiraqueestava no envelope junto com a fita Wilson Webb / Latinstock REPRODUÇAO dwyn. Não fez sucesso. Anova adaptação foi produzida por Samuel Goldwyn Jr., filho do primeiro produtor. O filme desperta uma per- gunta: pode uma foto inexis- tente emocionar como a ima- gemmais impactante? Opro- tagonista (Stiler) é o editor de negativosda revistae temque produzir uma ampliação da foto esperada para a capa da última ediçãoempapel, antes de passar a ser apenas um website. SeanO’Connell (Sean Penn), considerado uma es- pécie de grande fotógrafo de aventuras, enviaparaa revista um filme no qual se encontra a melhor de todas as fotos possíveis para a capa final da revista. É o negativo 25. WalterMitty recebe o filme comuma cartaquedetalha as Cena do filme A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx