RJESPM 15

26 OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO 2015 Sofisticação no detalhe Amatéria de capa da NewYork é sobre oMoMa, e o logo do museu é tão conhecido que nem pre- cisa escrever por extenso. Mas, para uma capa all type, a novidade é o texto vermelho em cima do logo. Com ele, a revista anuncia uma seção, e não só descreve o que vai aparecer nessas pági- nas, como também adianta os colaboradores mais importantes. vai vender”. Construímos tanta regra ao longo do caminho, tantas “verdades”, que hoje as capas de revistas estão muito semelhantes, dependendo do segmento emque elas atuam. As revistas femininas, por exemplo, ficaram muito parecidas umas com as outras. Ao longo das últimas décadas, as revistas foram forçadas a se estruturar de maneira menos livre, porque tiveramque seguir regras para vender. Esse negócio de ter que vender deixou os editores medrosos. Não sei se mui- tas das capas que estão aí venderam bem ou não – e isso não me interessa. O que conta é que, de alguma maneira, elas foram uma sur- presa para os seus leitores. Elas encantaram os seus leitores. Esse encantamento é mais forte que uma regra comercial. E, aliás, pode ajudar, emuito, na venda. Pesquisas mostramque uma pessoa que vai comprar uma revista toma uma deci- são pela capa emmenos de cinco segundos. O trabalhão que temos para criar uma boa capa serve apenas para você segurar a atenção do seu leitor durante um tempo muito curto. Se você não tem uma imagem forte, uma cha- mada forte, ou um conjunto de chamadas for- tes, você está perdendo a batalha. Por isso, a criação ousada, corajosa, é fun- damental. Só ela surpreende e atrai de ver- dade. E isso só se consegue com liberdade. Quer dizer: para fazer uma capa que venda bem a gente não pode ter medo de fazer uma capa que venda mal. O nosso problema é que, Capas só com palavras Nestas duas páginas, três exemplos de capas só com tex- to, ou all type. A capa de U&LC ( Upper & Lower Case, em inglês, caixa alta e baixa, em português) foi desenha- da por Herb Lubalin, designer e criador de fontes, entre as quais a famosa Avant Garde, nome que usou para lan- çar uma revista que se tornou padrão de design.

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