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34 OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO 2015 Invasão russa Dois artistas plásticos russos moldaram a função de diretor de arte de uma revista como a conhecemos hoje. Ambos, em épo- cas diferentes, passarampor Paris para es- tudar belas artes. Um deles, Alexander Liberman, chegou a trabalhar em uma re- vista francesa, precursora das semanais ilustradas, chamada VU , que – não com- binando nada com o que ele iria fazer nas revistas americanas – era muito feia. Liberman foi para Nova York, entrou na Vogue e fez capas que, vistas hoje, são de uma beleza gráfica e de uma liberdade con- ceitual que são o sonho de muito revistei- ro contemporâneo. Esta, de janeiro de 1950, é das mais belas da história das re- vistas modernas. Repare nela, e nas duas da página seguinte, em que praticamente não existem chamadas de capa. Em maio de 1941 e em junho de 1940 – 1940! – Liberman brinca até com o logotipo, bo- tando uma bola vermelha como o O de Vogue , e usando corpos de mulheres pa- ra escrever o nome da revista. Era pouca a preocupação com branding. Nem por is- so, as revistas deixavam de ter identida- de, personalidade.

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