RJESPM 15

36 OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO 2015 morte do ídolo. Richard Stolley então se per- guntou: “Será que cometi um erro e deveria ter dado o Elvis na capa?”. Bem, omorto seguinte foi aDiana. Antes que ele pusesse a foto dela na People , a Time fez. Brilhantemente. É um lindo retrato da Diana. Era o que bastava. Todo mundo já sabia o que tinha acontecido com a personagem. Stolley seguia o que se chamava Lei de Stolley, que era mais ou menos assim: rico é melhor que pobre, bonito é melhor que feio, e nada é pior do que política. Nunca ponham um político na capa. Depois ele acrescentou um novo artigo à sua lei, que dizia que o que vende mesmo é uma celebridade morta. Foi o que aprendeu com Elvis. Quando Diana mor- reu, ele também a pôs na capa. Selecionei uma capa da New York pura- mente gráfica, mas ela temuma invenção espe- cial: um texto vermelho em cima, com um pequeno título preto, que anuncia uma nova seção da revista, chamada Estrategista (p. 26) . Eles escrevem com as letras em vermelhinho o que vai ser a seção e sobre o que ela vai falar. É uma chamada muito interessante, que você tem que ler. Nesses tempos gloriosos das revistas, os artis- tas gráficos eram a alma de uma redação. Dois desses eramrussos: AlexanderLiberman eAle- xey Brodovitch. Fugiram da Rússia por moti- vos diversos. Liberman passou por Paris, Bro- dovitch acho que passou por Paris e Londres. O dois fizeram cursos de arte, aprenderam a desenhar e acabaram nos Estados Unidos tra- balhando comodiretores de arte. Brodovitchna Bazaar , antes, eLibermanumpoucomais tarde na Vogue . Se há gênio em revista, Brodovitch é um deles. Ele criou um novo jeito de ver as matérias. Bagunçou tudo o que existia e intro- duziu uma estética rigorosíssima. Conhecia tipologia, conhecia imagem e sabia desenhar. A capamais bonita da série dele é uma perna atravessando a rua (p. 37) . Uma revista demoda deveria ter uma manequim na capa com uma roupa e uma chamada para os últimos lança- mentos da estação. Nada. Brodovitch pôs uma mulher cruzando a rua em uma foto linda, de Richard Avedon. Brodovitch tinhauma liberdadede formaque

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