RJESPM 15
42 OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO 2015 Por quê? A liberdade. Os grandes diretores de arte preferem trabalhar nas femininas por- que eles podem exibir o seu talento sem tan- tas restrições. Foto de moda, por exemplo. Basta notar a quantidade de bons fotógrafos que fazemmoda. Nos ensaios demoda a gente distingue claramente o bomdomau fotógrafo. Agora, a Time , que não é revista de moda, vem se tornando interessantíssima do ponto de vista de design e estrutura editorial. Faz ensaios fotográficos como se fosse uma revista ilustrada. Alguém lá sacou que a revista ilus- trada não morreu e que cabe à semanal fazer um pouco do que as ilustradas faziam (veja acima e ao lado) . Mais designers Voltemos outra vezno tempo. Umgrande desig- ner americano chamado Herb Lubalin lançou uma revista em 1970. Ele não só era um desig- ner gráfico. Era também um designer de fon- tes. Desenhou uma letra, a Avant Garde, que na época chegou a simbolizar o que eramoderno. Ele gostou tanto da Avant Garde que criou uma revista com esse nome ( p. 45 ). Era uma revista quadrada, com papel muito bom, com A força da fotografia A revista Time fez algumas poucas mudanças na sua estrutura editorial durante a última década. Abando- nou a departamentalização e divi- diu a revista em três grandes blocos: seções de abertura, matérias princi- pais e arte e cultura. Mas manteve em todas elas a força que dá à foto- grafia, como se fosse uma revista ilustrada. As duas aberturas acima, de setembro de 2005, são visualmen- te impactantes. IMAGENS: REPRODUÇÃO/ARQUIVO PESSOAL
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