RJESPM 15

REVISTA DE JORNALISMO ESPM | CJR 55 de uma fonte tipográfica própria, usando recursos digitais emergentes nos primórdios das tecnologias com as quais hoje somos familiarizados, não havia onde se espelhar. O que pode parecer simples, hoje, na época era uma revolução em termos de design e de imprensa. Para reali- zar o projeto, o jornal contou como designer Erik Spieker- mann, sócio do escritório Metadesign, com sede em Ber- lime São Francisco – ainda hoje, as capitais das empresas de tecnologia. Lucas de Groot foi designado para desen- volver o desenho da fonte. O projeto foi feito a distân- cia, usando recursos disponíveis, como AppleLink (não havia internet como conhecemos hoje) e fax – apenas no momento da implantação Lucas veio ao Brasil. Spiekermann começou pelo redesenho do logotipo do jornal. Em seguida, veio a fonte serifada que seria usada nos textos, a Minion, uma fonte com recurso chamado de Multiple Master, que permitia a customização para que fosse usada em jornal, levando em conta o tipo de papel e o processo de produção – a Folha Minion. Para uso em artes e informações complementares, uma sem serifa comamesma tecnologia – a FolhaMyriad. Somente após o sucesso da parceria nessas duas etapas, a Folha se convenceu a dar o passo mais ousado: o desenho de uma fonte desenvolvida especialmente para ela. Com base no desenho do logotipo, nasceu a Folha Serif, como parte de um DNA, intimamente associada à identidade do jornal. Como se pode ver, design e jornalismo também cami- nham juntos. Se existe algo importante para um jornalista é ter o seu texto bem composto, agradavelmente legível, capaz de transmitir uma sensação confortável durante a leitura – enfim, que ele seja bem tratado na página. E o leitor, com certeza, vai agradecer. ■ eliane stephan é consultora de design editorial. Foi editora de arte e secretária de redação da Folha de S.Paulo ; diretora de arte da revista Elle e da direção editorial da Editora Abril; e diretora de arte da Carta Editorial. Primeiros esboços da fonte, feitos à mão, enviados via fax, por Lucas de Groot. A fonte foi desenhada a partir do redesenho do logotipo do jornal Folha de S.Paulo . Fonte tipográfica ou fonte é o conjunto de caracteres em um estilo específico; tipografia, tipo ou face. Família tipográfica é o conjunto formado por uma fonte (em estilo normal ou regular) e suas variações (bold ou negrito, light, itálico, versalete etc.). O termo “família” deve ser reservado para o caso de fontes para as quais foi desenvolvida e gerada ao menos uma variação. FONTE: Priscila Lena Farias, “Notas para uma normatização da nomenclatura tipográfica”, 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. FAAP, São Paulo, 2004. GLOSSÁRIO

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx