RJESPM_18

REVISTA DE JORNALISMO ESPM | CJR 41 jornais The New York Times e The Washington Post , que queriam unir forças para melhorar o sistema de comentários, incentivar a interação com o leitor e ampliar a noção de participação do público para além damoderação de comentários. Opro- jeto visa ajudar um veículo a travar conversas importantes com leitores em seu próprio site. Comentários para quê? Desde o anúncio oficial, dois anos atrás, oProjetoCoral vemcriando três ferramentas de código livre altamente personalizáveis, alémdeumguia sobre as ferramentas e questões de interação como público. Fui falar como diretor do projeto, Andrew Losowsky. Dele ouvi o seguinte: “A questão não é só como criar uma seção de comentários melhor . Isso não responde à pergunta maior, que é para que serve a seção de comentários? E o que queremos? ” De conversas com mais de 150 reda- ções em 30 países a equipe concluiu o seguinte: Oponto de partida da conversa sem- pre [é] : qual o papel do público na sua missão jornalística? E qual poderia ser o papel do público na sua missão jornalística se você tivesse as ferra- mentas certas? Alguns conseguem responder à primeira pergunta, mas quase ninguém consegue responder à segunda. O motivo, diz Losowsky, “é que as redações não tiveram o luxo de poder pensar sobre essas coisas – especialmente o pessoal que trabalha com essa interação”. A ideia é que as ferramentas doPro- jeto Coral funcionem com os siste- mas atuais de cada site. Hoje, para permitir comentários no site, amaio- ria das organizações jornalísticas usa serviços gratuitos, como o Disqus, ou pagos, como o Adobe Livefyre. ODis- qus costuma ser a solução mais fácil. É um simples embed , e o usuário tem um login universal para comentar em qualquer site que use Disqus. Além de não custar nada para o veículo de comunicação, é uma fonte de receita (via anúncios pagos). O Disqus ajuda moderadores ao atribuir uma creden- cial de “reputação” para cada usuário – vaga, mas válida para todo oDisqus, a classificação separa comentadores STEPHAN+STUDIO

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx