REVISTA_de_JO_ESPM 20

88 JULHO | DEZEMBRO 2017 C M Y CM MY CY CMY K CREDENCIAL DALTON PASTORE A ESPM e o jornalismo Escola fomenta a paixão pela verdade e o tino por boas histórias na formação de repórteres cientes de seu papel na democracia umdosfatores queexplicamosucesso da ESPMé a clareza com que se iden- tifica seu DNA em tudo o que a escola é e em tudo o que a escola faz. Nossa alma mater é a criatividade, é a comu- nicação, o marketing e o desenvolvi- mento dos negócios, dos conhecimen- tos e das habilidades que de alguma maneira envolvamessas competências. Na ESPMensinamos, mas também estudamos e aprendemos. Estudamos e ensinamos o com- portamento das pessoas e dos con- sumidores. Estudamos e ensinamos marketing, publicidade, design, digi- tal e cinema. Estudamos e ensinamos administra- ção, gestão de negócios, relações cor- porativas internacionais e tecnologia de sistemas de comunicação, o Tech, que já começouamudar omundoenão vai parar de mudá-lo cada vez mais e cada vez mais rapidamente. Estudamos e ensinamos jornalismo, curso que a ESPM iniciou em 2011 e que foi desenvolvido com a partici- pação de alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, sob coorde- nação voluntária de Roberto Civita, grande entusiasta e amigo da escola. Em nossas trilhas de comunicação estão a ficção, a promoção e o fato. Quando ensinamos cinema, rotei- rização, criação e produção de con- teúdo, queremos alunos apaixona- dos pela ficção, pelo entretenimento, pela diversão. Emmarketing e publi- cidade queremos nossos alunosmovi- dos pela paixão por fortalecer mar- cas, criar novos hábitos de consumo e por vender. Mas no jornalismo que- remos os estudantes apaixonados pelo fato, pela verdade, ainda que a ver- dade contrarie suas simpatias, desa- ponte suas convicções e desminta suas ideologias. No bom jornalismo é a his- tória que importa. A boa, verdadeira e bem contada história. Tão importantequantoa verdadedo fato é a verdade da forma. O leitor, o telespectador, o ouvinte, o internauta, que não são idiotas, são nossos pais, nossos filhos e nossos amigos, têm o direito de saber quando uma peça é ficção, quando é publicidade, quando é jornalismo. Tudo isso é muito sério e precisa ser. A democracia – ainda o melhor sistema de governo que o mundo conheceu – precisa do jor- nalismo livre e de qualidade. Assim como precisa do jornalismo investi- gativo. Como nos lembra o slogan do Washington Post , “democracy dies in darkness”. E como nos ensina o sem- pre ministro Carlos Ayres Britto, “a democracia e a liberdade de expressão são irmãs siamesas, uma não sobre- vive sem a outra”. Esses conceitos, ameu ver, ganham ainda mais relevância em tempos de fake news, de pós-verdade, de redes sociais, de influenciadores e de novos hábitos de consumo de mídia entre jovens e adolescentes, tema que esta- mos pesquisando na ESPM, que nos- sos parceiros da School of Journa- lism da Columbia University tam- bém estudam e que está na pauta de nosso 1º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM – Columbia Jour- nalism School. Todos os dias eu caminho pelo cam- pus e observo os nossos estudantes em aula, conversando na quadra, tra- balhando juntos nas salas de estudo e fico orgulhoso deles. Vejo nossos alunos de jornalismo trabalhando no estúdio da rádio ESPM, no estúdio de televisão ou saindo a campo emnosso micro-ônibusdereportageme ficocada vezmais seguro de que estamos cum- prindo a missão de formar uma gera- ção melhor do que a nossa. Vivaaeducaçãoevivao jornalismo. ■ dalton pastore é presidente da ESPM.

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