Revista da ESPM - JUL-AGO_2007
tal são patrocinados pela Petrobras. Podemos destacar o Projeto Tamar, o patrocínio aos festivais de cinema no Brasil, a Williams na Fórmula 1, o Grupo Corpo de dança, entre muitos outros. Porém é importante ressaltar que os patrocínios devem estar ali– nhados aos objetivos estratégicos da empresa e ao posicionamento . Para isso a Petrobras definiu algumas diretrizes gerais. São elas : • Não patrocinar pilotos de c om– petição e atletas individualmente; • Não patrocinar projetos relacio– nados a lutas/artes marciais ; • Não patrocinar projetos apoiado s por empresas concorrentes, com ex– ceção dos casos de comprovado inte– resse da Comunicação Institucional ; • Não patrocinar construção e/o u reforma de pistas de a u t omo b i- lismo/motociclismo e/ou de estádios esportivos, a não ser, no caso de autódromo, pela relação que tem c om o negócio da Empresa, desde que seja de comprovado interesse mercadológico da Petrobras, sobre– tudo da sua subsidiária Petrobras Distribuidora; • Projetos de c u n ho soc i a l, qu e utilizam o esporte c omo ferramenta , são analisados dentro do Program a Petrobras Social; OS JOGOS PAN- AMER I CANOS Representantes de diversos países da Ame r i ca Latina, após as Olimpíadas de 1932, propuseram uma espécie de "Competição Regional" só para as Américas. Os Jogos Pan-americanos, evento multidesportivo, funcionam c omo uma versão das Olimpíadas moder- nas onde participam os países do continente americano. A edição dos Jogos Pan-Americanos tem c omo base principal o programa dos Jogos Olímpicos posteriores. Assim, o Rio 2007 teve, necessariamente, os 28 esportes que serão disputados nos Jogos de Pequim 2008, na Ch i na. A c on t e c em a c ada quatro anos e tradicionalmente seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte. A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1951. Os Jogos Pan-americanos foram cres– cendo de tamanho e importância a cada edição. Menos de cinqüenta anos após ter sido realizado pela primeira v ez, o evento dob r ou o número de países pa r t i c i pan t e s, atletas e modalidades, tornando-se
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx