Revista da ESPM - JUL-AGO_2007

uma das principais competições do calendário esportivo mundial. ParaaPetrobras, ser patrocinadoraoficial dosJogos Pan Rio2007 era uma oportu– nidade que estava alinhada a seus obje– tivos estratégicos. Quando foi criada, em 1953 no Governo de Getúlio Vargas, a Petrobras era uma empresa de petróleo e gás. Hoje, o novo posicionamento da Petrobras é ser uma Empresa de energia. Energia renovável. Quebrar recordes existentes é um dos desafios dos atletas profissio– nais. É cada vez mais freqüente em jogos olímpicos e pan-americanos surgirem novos recordistas. Essa renovação de atletas também de– pende de uma nova energia. Com 42 modalidades, enorme visi– bilidade, repercussão internacional, mobilização da sociedade e o fato de poder atingir pessoas de todas as idades, patrocinar os Jogos Pan-ameri– canos era a possibilidade de multi– plicar o retorno sobre o investimento na marca. Para uma melhor compreensão do retorno desse tipo de investimento em comunicação, podemos: aumen– tar a lembrança da marca (recall) e reconhecimento (awareness) das empresas patrocinadoras; agregar valor (goodwill) à imagem das em– presas patrocinadoras; gerar respeito e simpatia pela empresa ou marca patrocinadora; associar as empresas c om a cultura, educação e cidada– nia; aumentar seus vínculos c om as comunidades; buscar ganhos mais imediatos c omo maior exposição na mídia e mídia espontânea. O i n v e s t i me n to p o de ser v i s to c omo uma opo r t un i dade para as empresas participarem do processo de i nc r emen to e manutenção dos valores culturais da s o c i edade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem p o s i c i o n a da para o c on s umi do r, garantindo a curto, médio e longo p r a zo sua perpetuação. Trabalha a imagem da empresa, por meio da marca, de forma cons c i en te e i n c o n s c i e n t e, mas é impo r t an te ressaltar que, assim c omo qua i s– quer outras estratégias de c omu n i– cação, as ações de entretenimento de v em ser bem planejadas e não d e c i d i d as apenas por o p o r t u n i– dades esporádicas. AS OPORTUN I DADES PARA A PETROBRAS: • vincular sua imagem aos atributos positivos do esporte; • estabelecer um elo emocional entre a energia doesporte e a Petro– bras, reforçando o seu posiciona– mento como empresa de energia.»

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