Revista da ESPM - JUL-AGO_2007

• Material promocional exclusivo. • Comunicação visual em prédios Petrobras. • Promoção jingle do P AN c om ações de marketing virai. OS RESULTADOS Como todo o investimento empre– sarial, patrocinar eventos é também uma busca de resultados. As formas para avaliação dos resultados das ações de patrocínios podem ser: • métodos baseados em exposição (monitoramento da cobertura de mí– dia, estimativas de audiência); • métodos de a c omp a n h ame n to -tracking measures: (1) acompanha– mento do nível de awareness, ou seja, mudanças nos níveis de awareness, "top of mi nd" ou testes estimulados; (2) acompanhamento dos níveis de familiaridade e favorabilidade; (3) imagem corporativa e de marca; (4) familiaridade; (5) preferência; (6) en– volvimento comunitário; • experimentos (desenhos especiais de pesquisas). Em pesquisa online realizada pela Qualibest de lembrança estimulada, a Petrobras ficou em 1º lugar, com 7 3% das lembranças. Estavam também patrocinando oficialmente o evento asempresas Caixa, Olympikus, Sol, Oi e Sadia. Outras pesquisas, encomen– dadas pela Petrobras estão em fase de conclusão. Com os resultados, é possível adquirir um maior conhe c imen to sobre os processos e fazer as necessárias mu– danças em próximos eventos. O Brasil teve o seu melhor desem– penho. Bateu o recorde de medalhas e ficou em 3 o lugar no ranking. MA T E R I A L D E C A M P A N H A F O R N E C I D O PEL A P E T ROB RA S POR : Eraldo Carneiro Gerente de Planejamento e Gestão Comunicação Institucional Raul de Santa Helena Gerente de Publicidade e Promoção Comunicação Institucional Diego Christiano Pila Coordenador de Promoções Gerência de Publicidade e Promoções

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx