Revista da ESPM - JUL-AGO_2007
designers, produtores de eventos e filmes, executivos de agências, milhares de profissionais, executivos eempreendedores da comunicação vivem a realidade da indústria da comunicação em todas as suas pos– síveis manifestações e arenas. Ah! s i m: nesta m e s ma s ema na desenvolve-se também um festival de peças publicitárias e c omu n i– cação, o que antes era o festival de filmes publicitários de Cannes. A organização do Cannes Lions i n– forma que, este ano, 25 . 70 peças se inscreveram em nove categorias (Promo, Direct, Med i a, Outdoor, Ra– dio, Cyber, Press, Film e Titanium). Um número recorde, que vem cres– cendo sem parar todo ano, onde os maiores recordes de crescimento estão entre as "novas" categorias e os únicos decréscimos estão entre as "tradicionais" (Film e Press). A força da propaganda nesse c o n– curso continua inegável: quase 8 0% de todas as peças inscritas são de categorias tradicionalmente ligadas a essa indústria, mas é de se notar o crescimento das outras categorias e, principalmente, de sua importância ao longo das atividades da semana, durante o Festival. Desde 1 9 9 0, q u a n do o me r c ado i n t e r n a c i o n al de agên c i as de propaganda sofreu um período de dificuldades, os organizadores do Festival i n i c i a r am um processo de a d i c i on ar v a l or às atividades do e v en t o, que até então e r am um (caro) desfile de criatividade, glamoure h e do n i smo. Foi q u a n do se iniciou a programação dos S emi– nários (de que falaremos adiante) e novas categorias começaram a ser disputadas, primeiro Press&Poster, depois Cyber. No final do milênio, a proposta do Festival era "less be a c h, more b u s i n e s s" ( me n os p r a i a, ma is negócios), e o p o s i c i o n a m e n to explícito era se tornar o ponto de encontro mund i al do negócio da comunicação, o que conseguiram, c om sobras. Essa proposta dos organizadores e o próprio de s e n v o l v ime n to do m e r c a do a partir do a no 2 0 00 transformaram o antigo Festival de Cannes no Festival das Arenas da Comunicação. Para perceber e entender o porquê disso, vamos observar p r ime i ro o pacote de produtos e serviços que você adqu i re ao pagar 2 . 264 , 4 eu r os p e la inscrição c o mo d e– legado " f u l l ": • Acesso livre a todo o programa de seminários, workshops, mostra de empresas de conteúdo • Ver e ouvir todos os milhares de comerciais, spots e jingles, peças de internet, mídia impressa e outdoor, cases de mídia, promoção, market– ing direto e Titaninum inscritas, tanto na sua exibição c omp l e ta (longlist) c omo nas selecionadas pelo Júri (shortlist) • Ver e participar das cerimônias de premiações (os Leões) • P a r t i c i p ar de p e lo me n os 4 grandes festas oficiais e incontáveis não-oficiais São tantas as atividades e possibili– dades, que não é mais possível acom– panhar tudo, nem superficialmente. O que os participantes fazem é uma»
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