Revista da ESPM - JUL-AGO_2007
realizadas, hoje, entre os produtores (Fonte: Revista Rural c om 1.253 entrevistas em abril/maio de 2007.) Essa marca foi construída com uma estratégia, nos anos 80 até meados dos anos 90, integrando veículos de massa, c omo televisão (campanhas educa– tivas e comunitárias, com prestação de serviços), comunicação de mídia dirigida e uma série incansável de eventos e shows próprios. O Concurso Agroceres de Produtividade de milho premiava as maiores performances de produtores no país em megashows com artistas como Sérgio Reis, onde a sociedade urbana era convidada para aplaudir os seus destaques rurais. E isso ocorria depois de centenas de dias de campo próprios, ao lado dos órgãos de extensão rural, sendo conduzidos pelo país todo. Na me sma época organizações c o mo M a n a h, Ma s s ey Ferguson e Monsanto eram exemplos vivos dessas estratégias. No c ampo das vendas diretas, porteira a porteira, a Tortuga e a Ultrafértil inovavam e eram marcantes e diferenciadas. Nas máquinas agrícolas, a Jacto S/A varria o Brasil de norte a sul c om palestras, demonstrações de equipamentos e c om a realização de significativos espetáculos para lançar a primeira colheitadeira de café no Brasil, c om repercussão no jornal nacional da Rede G l obo, na época. No segmento veterinário, a Ivomec construía um brand fortís– simo e a nacional Vallee - líder no" segmento de vacinas bovinas ao lado de A lmir Satter - cantava um j i ng le p r em i a do e associava sua marca e ações de campo ao show deste artista sensacional das raízes do Pantanal. O que é constante, e que permanece no tempo, qu a ndo fazemos uma v i a g em, v i n do dos anos 60 até 2 0 0 7, é o ingrediente do show, do espetáculo. Esse show existe no agrônomo, no veterinário, no zootecnista ao falar em público, ao dar o seu show de interpretação e de fé cênica sobre a sua tecnologia. Esse s h ow está no v endedor da revenda que faz churrasco, canta e conta causos enquanto fala dos seus produtos; nos espetáculos que formam uma agenda permanente de feiras e exposições rurais em pratica– mente todos os municípios do Brasil; nos eventos próprios, organizados»
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx