Revista da ESPM - JUL-AGO_2007
Comunicação para poder se apropriar dessa atividade. MESSEDE R - Vocês tiveram um a preocupação muito grande c om o público interno.. FLÁVIA - Tivemos a preocupação de fazer o lançamento, primeiro, dentro da Companhia, antes de ir para o público. Mais do que simplesmente mostrar a estratégia, queríamos explicá-la como um todo, houve uma preocupação muito grande com as pessoas. MATHIA S - Qu al é a estrutura qu e vocês têm, hoje? FLÁVIA - Temos uma equipe de 37 pessoas na área de Comunicação di– vidida em 4 gerências: uma Gerência de Gestão de Marca e Controles que cuida das promoções, dos eventos, do marketing esportivo, além da gestão da marca em si e toda a parte de controles. As outras 3 gerências têm um foco maior no business. Nosso negócio é dividido por tipos de cliente: uma gerência focada nos clientes de alto valor, uma gerência de Comunicação fo– cada no segmento de médio e baixo valor da Fixa e um segmento de médio e baixo valor da Móvel. MESSEDE R - E a Comunicação Institu– cional, Corporativa? FLÁVI A - Está c o m a gerênci a de marca. Nós cuidamos do Oi Futuro. No que diz respeito à Comunicação, toda a Comunicação do B2B também; tudo que é focado no público final, no cliente final, está centralizado na área de Comunicação. MATHIA S - A O i fez uma opção muito clara e determinada pelo entreteni– mento, pelo esporte como um meio de comunicação entre os diversos públicos de interesse; você poderia citar essas iniciativas e oque cada uma delas trouxe de benefício para a marca? FLÁVIA - A Oi foi pioneira em muita coisa, também foi pioneira em utilizar marketing por conteúdo desde 2002; os programas que a gente fez no Mul- tishow, GNT, na própria Oi FM, uma manifestação clara. A Oi sempre pro– curou criar um estilo de vida, em vez de um Merchandising puro e simples de sua marca. Criar - como a gente diz - uma experiência de marca. Então, em cima desse conceito, você pode apoiar vários outros conceitos. Definimos que essa seria a nossa plataforma, baseada em 3 pilares: esporte, música e moda. O esporte, porque é paixão. A gente brinca dizendo que, quando um brasileiro vê um outro brasileiro - competindo até num campeonato de bolinha-de-gude -, vai torcer, vai sofrer, vai se apaixonar. Viu-se isso no Panamericano. Foi muito legal. Foi a primeira vez que a gente se viu num evento ou que todo mundo torcia por um time só, que era o Brasil. Então, o esporte tem essa coisa de ser universal, apaixonante, mobilizador. Em segundo, a música. Amúsica, além de ter muito a ver com o nosso negó– cio, com download de ringtone etc, podemos qualificar como emoção.A música emociona, marca momentos, logo, é uma plataforma interessante para você associar a sua marca. E o terceiro foi moda, porque moda é aspiracional, é uma disciplina, um conceito que dita tendências, que está sempre na frente, que é muito parecido com esse novo estilo de vida da O i. Uma outra plata– forma - um pouquinho em paralelo - é a cultura que é para o Oi Futuro. Oi Futuro é um dos grandes patroci– nadores culturais do Brasil. No esporte, patrocinamos alguns eventos esportivos como o Oi Vert Jam, que é um evento radical de skate e de patins, que ocorre em janeiro. Segmentamos o patrocínio de atletas em 3 categorias: os atletas olímpicos, os que são ícones do es– porte e os radicais. Os olímpicos você conhece, são os que estavam no Pana– mericano. Dos ícones, temos a Fernan-»
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