Revista da ESPM - JUL-AGO_2007

tada pela sedução, por desejos sempre crescentes e quereres voláteis" (idem). É aí que se insere a potência do discurso publicitário-mercadológico. Market– ing e propaganda são vistos c omo instâncias essenciais desempenhando um importante papel na segmentação e educação do público em tomo de no– vos gostos, tendências e estilos. Como sugere Featherstone, seus profissionais ajudam a "modelar e criar os mundos de sonhos" (1995:111), participando da constituição do imaginário social através da cultura da mídia. Essas breves considerações têm por finalidade dimensionar a privilegiada posição reflexiva que a Comunicação ocupa hoje, c omo plataforma para analisar os processos de formação de nossas subjetividades e avaliar, critica– mente, nossos modos de organização sociocultural. Compreender os tor– tuosos caminhos do homem na arena do espetacular contemporâneo tendo como balizadores, nesse percurso, as múltiplas hibridizações entre Comu– nicação e Con s umo - eis o nosso desafio.

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