Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 101 Segundo os dados do IBGE, a população bra- sileira aumentou de 182 milhões no ano de 2005 para 192 milhões de brasileiros em 2010, o que significa que, a clas- se C, de 62 milhões de pessoas em 2005, hoje, chega a 101milhões, ou seja, aproximadamente 40 milhões de pessoas passaram a fazer par- te dessa “nova classe média.” P or I one A lmeida o que realmente mudou é o aumento do poder aquisitivo dessas classes. E, portanto, a possibilidade de acesso aos mais diversos bens de consumo, em todos os segmentos: alimentos, saúde, educação, lazer e cultura, entre outros. O novo é o acesso a esses produtos e serviços. É o desfrutar dessa experiência do ter ou fazer. É claro que a posse e a experiência de consu- mo transformam o consumidor. Transformam seus gostos, atitudes e, sobretudo, comporta- mento. E aí o novo se aplica. Porque a possibi- lidade de viajar em um cruzeiro, mesmo que seja de 4 dias e pago em 10 vezes, permite a esse consumidor uma experiência sensorial fantástica. Ele não será mais o mesmo quando aportar no cais de volta. O mercado de turismo no Brasil é um dos exemplos. Mercado que teve um crescimento significativo nos últimos anos e, em parti- A metade da popu l ação bras i l e i ra , ma i s es- peci f icamente 53% 1 , passou a per tencer à cl asse C, cons i derada ho j e como a nova cl asse méd i a bras i l e i ra . A questão que se propõe é: Por que nova? Os consumi dores não são os mesmos? O que mudou, então? O 2005 62 MILHÕES 2010 101 MILHÕES C C lasse
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx