Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 102 cular, as viagens de navio, que até há pouco tempo era um produto de acesso muito restri- to. A possibilidade de dividir em “x parcelas” e as estratégias de marketing das empresas de turismo em desenvolver para esse perfil de consumidor um produto específico, ou seja, para quem não pode passar 15 dias em um cruzeiro, mas gostaria muito de ter essa experiência, tornou esse produto acessível e de muito sucesso. Essa é uma transformação que não tem volta. Esse consumidor tem mais conhecimento, mais experiência e, portanto, está mais crítico e exigente. A sua referência subiu de patamar. Essa é, sem dúvida, uma grande mudança. Hoje ele é um cliente tecnológico . O celular, em particular, lhe deu essa oportu- nidade, porque, além de colocá-lo em contato com as pessoas, ele tem acesso à internet, pode baixar de música a games , outro exemplo de produto que ganhou popularidade entre esse público. Pode-se dizer que é um “brin- quedo”. Quem já não observou um trabalha- dor no ponto de ônibus, se divertindo com o seu celular, enquanto espera longas horas por sua condução? É, na realidade, um instrumen- to lúdico. E aí não é só para a classe média. Contudo, o significado do celular para essa classe é muito particular e especial. Represen- ta certo status . A frequência de troca desses Evolução mensal do volume de linhas de celulares por classe HIGH Tech 25.610.650,00 56.092.030,00 24.626.980,00 49.155.860,00 11.230.460.00 38.769.900,00 jan/08mar/08mai/08 jul/08 set/08nov/08 jan/09mar/09mai/09 jul/09 set/09 nov/09 jan/10mar/10 mai/10 jul/10 set/10 nov/10 D/E A/B C Quadro 1 O crescente aumento na compra de aparelhos celulares novos e recém-lançados é uma faceta que indica maior poder aquisitivo dessa nova classe, sempre em bus- ca de status . Ao adquirir o mais novo smartphone, esse consumidor sinaliza que ele tambémcontribui para a economia do país. Fonte: Painel Com Tech Kantar Worldpanel
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