Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 104 um crescimento de 19 pontos percentuais. Na realidade essa mudança é a migração de praticamente metade das classes D e E, que representavam 51% da população brasileira em 2005 e hoje são 25% (Quadro 2). Essa é uma grande modificação na estrutura e divisão da população em estratos econômicos e, consequentemente, sociais. Segundo o IBGE, a população brasileira de 2005 e 2010 era de 182 e 192 milhões de brasi- leiros respectivamente, o que significa que, em 2005, a classe C era composta de 62 milhões de pessoas e hoje de 101 milhões, ou seja, aproxi- madamente 40 milhões de pessoas passaram a fazer parte desse segmento e tiveram acesso ao consumo dos mais diversos produtos e serviços que, anteriormente, não tinham condições de comprar ou consumir (Quadro 4). Estes números dão a dimensão do significado desse consumo na economia brasileira. Para detalhar essa mobilidade pelas regiões do país, apresentamos os dados da ABEP, levantados no banco de dados LSE − Le- vantamento Socioeconômico – da empresa Ibope Midia, usado para estabelecer e va- lidar o critério. O LSE estuda as caracterís- ticas das famílias nas 9 principais regiões do país. A diferença da divisão das classes desses dados com as informações do Estudo “Observador” se deve à cobertura da região levantada. Conforme mostra o (Quadro 5), CLASSES 2005 2006 2007 2008 2009 2010 % % % % % % 15 18 15 15 16 21 34 36 46 45 49 53 51 46 39 40 35 25 Quadro 3 Fonte: Pesquisa Observador Cetelem − Ipsos 2010 A/B D/E C Fonte: Pesquisa Observador Cetelem − Ipsos 2010 CLASSES 2005 2010 % % 26.421.172 42.195.088 62.702.248 101.651.803 92.936.688 47.948.964 TOTAL 182.060.108 191.795.854 Quadro 4 A/B D/E C Existem hoje no Brasil nove regiões ou áreasmetropolitanas, todas elas relativas às principais cidades do país -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Belém, juntamente a outras cidades menores que cercam essas nove aréas. O IBGE costuma definir “área” ou “região metropolitana” como um conjunto de mu- nicípios contíguos e integrados socioeco- nomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns.

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