Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 106 16 a posição em 2003 (por volta de 615.000 veícu los vend idos no semestre), passou para a 5 a posição no primeiro semestre de 2010. Foram vendidos no país, nesse período aproximadamente, 1.500.000 veículos. Parte dessas vendas atingiu esses novos consumidores, que, graças ao acesso ao crédito, teve a possibilidade de possuir seu primeiro carro zero km, sonho de boa parte dos brasileiros. Pode-se imaginar o significadodesse fatopara es- sas pessoas. Dirigir um carro novinho. O prazer, o orgulho e por que não dizer a própria autoesti- ma que isso acarreta. Para os que não possuíam carro, abrem-se novos horizontes: de passeios, lazer, viagens, entre outros. Como exemplo, a satisfação de não precisar mais da excursão para visitar a Igreja de Aparecida. É um verdadeiro acontecimento levar ocarropara ser abençoadona Basílica. Se considerarmos só esse bem− o carro −, podem-se imaginar as “n possibilidades“de transformações na vida dessas pessoas. Por outro lado, a contribuição da mulher no mercado de trabalho vem também influenciar e interferir não só no aumento do poder aqui- sitivo das famílias, mas, sobretudo, no acesso dessas famílias a itens de conforto doméstico, além de propiciar novos hábitos alimentares. O serviço delivery está aí para comprovar. Quem já não observou o movimento dos motoboys à noite nos condomínios, não só de classe alta mas também das classes médias. Quanto aos itens de conforto doméstico, a revolução da linha branca de bens duráveis em termos de variedade de produtos e do crescimento de negócios vem demonstrar o comportamento dessas mulheres. Elas se sentem participantes do mundo do consumo. Não podendo trocar de casa, viajar para o exterior, como fazem os seus emprega- dores, elas se realizam trocando a geladeira velha por uma com freezer, o tanquinho por uma máquina de lavar, adquirindo um microondas etc., como citaram a diretora de marketing da Whiripool Latin-America, em matéria no Diário do Comércio e o gerente de negócios − Linha Branca da GFK RT, em artigo no Jornale , como pode ser lido a seguir: ( ( } A expectativa de crescimento é de 10%, conforme estimativa feita pela Whirlpool Latin America. De acordo com Claudia Sender, diretora de marketing do grupo fabricante das marcas Consul e Brastemp... Com o aumento do poder aquisitivo da po- pulação, o segmento da linha bran- ca tem registrado grande índice de reposição. Segundo a diretora de marketing, o consumidor também está se sofisticando, procurando por produtos de qualidade e com mais acessórios. ~ Fonte: Diário do Comércio ( ( } Estes dados podem ser explica- dos pela demanda maior por má- quinas automáticas, em detrimento das semiautomáticas – tanquinhos. O acesso da classe C ao crédito, de acordo com Oliver, fez com que os consumidores deixassem de usar o tanquinho e comprassem uma máquina de lavar melhor. Gerente de negócios – Linha Branca da GfK RT, Oliver Römerscheidt. ~ Fonte: Jornale - http://jornale. com.br/mirian/?p=12413 Estima-se que a frota da capital paulista será de 7 milhões de veículos nos primeirosmesesde2011. O aumento no número de veículos em relação a 2009 foi de 4% (entre carros, motos e veículos utilitários), ou seja, 27mil veículos a mais por mês nas ruas de São Paulo.

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