Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 107 Quadro 7 TOP FIVE – CATEGORIAS VOLUME DE PEDIDOS – 2008 Fonte: e-bit Informação – www.ebitempresa.com.br *Incluem-se câmeras digitais 1 o 2 o 3 o 4 o 5 o LIVROS E ASSINATURAS DE REVISTAS E JORNAIS SAÚDE, BELEZA E MEDICAMENTOS INFORMÁTICA ELETRÔNICOS* ELETRODOMÉSTICOS Quadro 8 TOP FIVE – CATEGORIAS VOLUME DE PEDIDOS – 2010 Fonte: e-bit Informação – www.ebitempresa.com.br *Incluem-se câmeras digitais 1 o 2 o 3 o 4 o 5 o LIVROS E ASSINATURAS DE REVISTAS E JORNAIS SAÚDE, BELEZA E MEDICAMENTOS INFORMÁTICA ELETRÔNICOS* ELETRODOMÉSTICOS Esse comportamento não se restringe aos eletrodomésticos; abrange os móveis da casa, como trocar o sofá, os armários da cozinha, os móveis do quarto, afinal a Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza, entre outros, estão no mercado trabalhando exatamente esses desejos e aspirações, pelo programa de parcelamento das compras. Mas o mais interessante é o que nos mostra os dados do e-bit, site de informações sobre o comércio eletrônico; umamudança de compor- tamento no e-commerce, ou seja, na compra pela internet. Até recentemente o campeão de vendas eram os pequenos objetos, ou sejam, livros, assinaturas de jornais, revistas e em 2 o lugar produtos de saúde e beleza. No entanto, no ano de 2010, a categoria de eletrodomésticos subiu para 1 o lugar no ranking dos produtos mais vendidos. Imagine a quebra de paradigma desse comportamento (Quadros 7 e 8). A compra de geladeira, TV, máquina de lavar pela internet, bens de consumo de compra planejada, uma vez que envolve um valor monetário importante e também não é algo que se compre todos os dias. É claro que outras variáveis contribuíram para o boom de compras de eletrodomésticos, como, por exemplo, o preço e a própria redução do IPI pelo governopara auxiliar no combate à crise.Mas, de qualquer forma, a comprapela internet significa a quebra de umpadrãode comportamentoque en- volve insegurança. Comprar pela internet sempre esteve associado a uma certa desconfiança: você não vê o vendedor e tão pouco toca no produto. “ É tudo uma questão de fé ”, como diz uma senhora que trabalha como diarista. Essa senhora é um exemplo que pode ser citado. Comprou sua gela- deira pela internet, com ajuda do filho, e quando relatava a história demonstrava-se exultante. Sentindo-sesatisfeita não só pela compra, mas orgulhosa por ter sido pela internet. “ Uma modernidade ”, segundo sua declaração. Segundoo relatórioWebshopper, emboraos con- sumidores de menor poder aquisitivo comprem com menor frequência, apresentam um ticket M. Dueñas
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