Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 108 Quem é essa nova classe média? Fonte: Kantar Worldpanel 2010 48% Famílias com crianças pequenas (pop 43%) 31% Famílias com fílhos únicos (pop 29%) 40% Donas de casa trabalham fora (pop 36%) 27% Donas de casa de 30 a 39 anos (pop 25%) 12% Famílias vivem com aposentadoria 55% Donas de casa estão acima do peso ou obesas (pop 51%) FONTES 1. Estudo Observador – Cetelem-Ipsos 2010. 2. CCEB – Critério de Classe Econômica Brasil: Abep – www.abe.org 3. Diário do Comércio – Http://www.sm.com.br/publique/cgi/ cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12446&sid=5 4. Jornale − http://jornale.com.br/mirian/?p=12413 5. e-bit Informa – www.ebitempresa.com.br 6. Jato do Brasil Informações Automotivas Ltda . médio de R$ 314,00, idêntico aos das mulheres e não tão distante do ticket médio geral, que foi, em 2010, de R$ 377,00. Por outro lado, não se pode deixar de mencionar os sites de compras coletivas, que viraram febre entre o público consumidor em geral, a partir do meio do ano passado. Emboranão se tenhadados estatísticos a respeito, sabe-seque essa foi, também, umaboaoportuni- dade para o consumidor de menor poder aquisi- tivo ter acesso a certos restaurantes, tratamentos estéticos e mesmo viagens de finais de semana, graças às promoções desses sites que envolvem sempre preço reduzido e montantes parcelados. Em resumo, a mudança de patamar de con- sumo envolve uma experiência que não tem volta, ou seja, pode-se perder o emprego e não ter momentamente a disponibilidade financeira para consumir determinadas marcas e produtos, mas já se conheceu, ex- perimentou e gostou. Sabe-se o que é bom. E, quando houver novas oportunidades, essa será a escolha. Portanto, as marcas devem ter toda uma aten- ção para atingir esse público e compreender essa relação de experiência inicial, talvez não frequente – dadas as possibilidades – mas, com certeza, duradoura. IONE ALMEIDA Mestre em Administração – Planejamento Estratégico, Univ. Mackenzie, pós-graduada em Marketing, ESPM. Professora dos cursos de MBA Executivo e Master de Marketing da ESPM/SP. ialmeida@espm.br ES PM

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx