Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 110 ASSUNTO em pauta P or M arcia P erencin T ondato o chegada das classes populares ao consumo e a ampliação do espectro de consumo da classe C impactam a dinâmica de produção e distribuição de bens nos mais diversos sentidos, reforçando ser o consumo umdosmotoresdahistória.Damesma formaque omercantilismo, os ciclos econômicos doperíodo colonial, a vinda da Corte Portuguesa, a chegada das multinacionais e a luta contra as oligarquias republicanas, a adoção de ways of life importados Classe C: marcaram o desenvolvimento do consumo no Brasil; e a estabilidade econômica e o acirramento da globalização levam-nos, como país, a novos posicionamentos no contexto mundial. À relevância das massas nas transformações sociopolíticas mundiais é preciso acrescentar as consequências no âmbito da cultura do consu- mo quando um grupo, pela primeira vez, tem a oportunidade de ter “ o que somente os ricos podiam comprar ”. Desde 1996, estatísticas 1 mostrammu- danças consideráveis no perfil de consumo do No momento em que as d i scussões sobre i nser- ção e i ncl usão gi ram em torno de estat í st icas de crescimento do consumo, é impor tante pensar no estabe l ecimento de perspect i vas de sustentab i l i - dade do atua l cenár i o de consumo. ascensão social além do acesso, aquém da inclusão A
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx