Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 122 parceiro do Projeto de Fortalecimen- to da Cadeia do Audiovisual do Rio de Janeiro, que é capitaneado pela Gerência de Economia Criativa do SEBRAE/RJ. Entre os diversos atores institucionais, profissionais, empresas e organizações participantes, tivemos conhecimento sobre o Ponto Cine que, nos mapas apresentados ante- riormente, é o ponto de resistência no extremo da Zona Norte, no bairro de Guadalupe, que contraria a lógica espacial da distribuição dos cinemas na cidade do Rio de Janeiro. Mas como será que o PontoCine se organiza para conseguir operar, há mais de cinco anos, (no modelo tal qual é hoje) no extremo da Zona Norte do Rio de Janeiro, empregando e atendendo ao público consumidor das classes C, D e mesmo E? Novos modelos de negó- cios em entretenimento para a nova classe média O Ponto Cine é uma sala de cinema que fica no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço com projeção digital, sistema de som 5.1, numa sala que comporta 72 lugares. A sua estratégia geral de divulgação é realizada a partir de um veículo do tipo van que circula nas praças e principais avenidas da região exibindo trailers dos filmes em cartaz – vale destacar que o Ponto Cine só exibe produção nacional. As sessões de trailers são acompanhadas de promotores e mesmo lanterninhas, com farta distribuição de pipoca e resenhas sobre as produções, despertando o interesse e formando público que não é, nor- malmente, atingido pelas ações de mídia das tradicionais redes de exibição – até o mês de junho o Ponto Cine havia registrado 100.000 espectadores em 2011. Além dessa inovadora forma de se co- municar e de se relacionar com o público consumidor, o Ponto Cine também desen- volve atividades e serviços que reforçam sua geração de caixa, contribuindo para o fluxo de receitas do modelo de negócio, como é o caso de projetos de exibição móvel em ou- tras localidades, formação profissional em audiovisual e atividades culturais, que são oferecidos às comunidades do seu entorno e mantidos por patrocinadores públicos e privados. A rigor, o Ponto Cine é um modelo de negócio muito além da sala de cinema. Nesse contexto, também ganham destaque algumas operações de exibição voltadas para a nova classe média, como, por exemplo, a rede Cinesystem e o Cine 10, que instalaram com- plexos em bairros do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Todavia, isso não é suficiente para indicar que o setor esteja, de fato, conso- lidando alternativas em larga escala, para dar conta das oportunidades que se apresentam. O cinema 3D envolve pesados investimentos, oqueencareceoscustos e, consequentemente, aumenta o preço dos ingressos dessas sa- las, o que só reforça o consumo por parte das tradicionaisclassesAeB. Ponto Cine é uma sala de cinema que fica no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço com projeção digital, sistema de som 5.1, numa sala que comporta 72 lugares.

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