Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
Ronald A. Howard e Clinton D. Korver ÉTICA PESSOAL – PARA O MUNDO REAL EDITORA M.BOOKS SÃO PAULO – 2011 248 P. – R$ 69,00 No mundo real, cronogramas apertados e conflitos de interesse nos fazem agir de maneira conflitante com nossas ver dadeiras crenças. O livro oferece conselhos práticos sobre como se tomam decisões mais efetivas na vida diária. Os autores mostram como criar um código ético pessoal — não que parece bom aos outros, mas um código com o qual você se comprometa sincera mente. A obra ensina a identificar ações delicadas eticamente; tomar decisões apli cando distinções éticas; assumir antecipa damente compromisso com os princípios éticos; gerar alternativas criativas para resolver dilemas. Ronald A. Howard é professor catedrá tico de Ciência da Administração e da Engenharia na Escola de Engenharia da Universidade de Stanford e diretor de seu departamento – Decisions and Ethics Center. É também diretor fundador da Strategic Decisions Group, uma empresa especializada em aprimorar a tomada de decisão no comércio e na indústria. Clinton D. Korver é um empreendedor bem-sucedido. Fundador e presidente da DecisionStreet, que constrói ferra mentas baseadas na web para ajudar os consumidores a tomar decisões importantes acerca de saúde, riqueza, habitação e assuntos de família. Rafael D’Andrea, Matheus Alberto Cônsoli e Leandro Angotti Guissoni SHOPPER MARKETING: A NOVA ESTRATÉGIA IN- TEGRADA DE MARKETING PARA A CONQUISTA DO CLIENTE NO PONTO DE VENDA EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 200 P. – R$ 46,00 Há algum tempo as marcas estão se mo vimentando em direção à conquista do consumidor no ponto de venda (PDV), movimento este que se inicia em casa, passa pela internet, até chegar às lojas físicas. Quanto mais próximos do PDV, mais percebemos o esforço das marcas em garantir diferentes tipos de exposição especial de produtos. Nesse cenário, esta obra apresenta o Trade Marketing de modo mais aprofundado, identificando os conceitos de Shopper Marketing sobre como influenciar o shop per antes e durante a compra. Esse livro contribui de forma inédita ao Marketing das marcas e de varejo, auxiliando empresas e profissionais que investemno PDV para criar valor aos shop pers e a todos os stakeholders envolvidos na relação cliente-marca. Rafael D’Andrea é sócio e diretor da Tool boxTM, empresa de consultoria e pesquisa com atuação nacional em pesquisa de varejo; Matheus Alberto Cônsoli é sócio e pesquisador da Markestrat; e Leandro Angotti Guissoni, desde 2008, realiza projetos de consultoria e treinamentos no meio empresarial. Solange Muglia Wechsler e Vera Lucia Trevisan de Souza CRIATIVIDADE E APRENDIZA- GEM – CAMINHOS E DESCO- BERTAS EM PERSPECTIVA INTERNACIONAL EDIÇÕES LOYOLA SÃO PAULO – 2011 188 P. – R$ 26,00 Esse livro propõe a descoberta de ca minhos para um processo de ensinar e aprender criativamente no Ensino Fun damental. Apresenta as contribuições dos autores, de diferentes países, que revelam suas conclusões, em formas de reflexões, propostas de metodologias, enfoques de áreas essenciais e revisões de pesquisas, visando demonstrar a importância da criatividade para a educação. Nesse sent ido, apresenta, sob um panorama internacional, os trabalhos realizados por educadores e pesqui sadores de diferentes países, como Brasil, Portugal, Argentina, Espanha e Estados Unidos. As conclusões desses estudiosos confirmam que a criatividade traz efeitos altamente benéficos para a aprendizagem, demonstrando, assim, sua relevância para a educação. Solange Muglia Wechsler é psicóloga, Ph.D. pela University of Georgia (EUA), com pós-doutorados no Torrance Center of Creative Studies e na College State University of Buffalo. É professora da PUC-Campinas. Vera Lucia Trevisan de Souza é psicólo ga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas. ES PM julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 133
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