Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 28 tos empresários (até de grandes empresas), ainda não compreenderam): eles sabem o que seus clientes precisam. Histórias reais que foram contadas por Carolina Matos e Flávia Gianini na IstoÉ Dinheiro . 4 Afinal, esses atuais empresários nasceram, cresceram e viveram com as mesmas necessidades e enfrentaram os mesmos desafios que os clientes ainda enfrentam, por isso sua “batalha” é a mesma. Redes de supermercados estão constatando que não estão vendendo somente arroz e feijão para esses consumidores, mas também que esse público-alvo quer agora produtos mais caros, como frios, iogurtes e enlatados. E se os preços subirem, em função da inflação, a troca, a substituição é imediata. Não existe fidelidade à marca. Por isso, a marca própria é bem-vinda. Aliás, muito bem-vinda. Entre os exemplos de empresários que estão voltando seus negócios para “a nova classe média”, citam-se os comerciantes, que eram proprietários de empórios separados desde os anos 1970, que decidiram fundir os grupos em 2000 para ganhar escala, dando início a uma rede de supermercados. Hoje, são 80 super- mercados que se concentram principalmente na região sul da capital paulista, em bairros como Grajaú, Guarapiranga e Taboão. Mas também nos serviços têm-se exemplos. E quem diria: serviços odontológicos. Em 1995, uma dentista recém-formada, alugou uma sala em cima de uma padaria e atendia, em média, 300 pacientes por mês. Atualmente, sua rede de serviços odonto- lógicos, voltada para os segmentos CDE, reúne 110 clínicas em funcionamento em dez Estados, considerando unidades próprias e franquias, com faturamento total de R$ 100 milhões por ano, com meta de chegar a 200 unidades em 2013. Mas o sonho de ter cabelos esvoaçantes fazia da entãoempregadadoméstica, nazonanortedoRio, uma incansável rotina demisturar cremes emba- cias comcolherdepau, emexperiênciasnoquintal da casa, à procura da fórmula ideal para domar os cabelos. Cerca de duas décadas depois, a fórmula foi encontrada e transformada em dez salões de beleza, com faturamento superior aos 80 milhões de reais, atendimento que supera 70mil mulheres por mês no Rio de Janeiro, emVitória e Salvador. E o vendedor que subiu o morro a pé, em Cubatão, por 20 anos começou a fabricar os próprios refrescos em 1997 e, atualmente, sua empresa é a maior empresa brasileira da área de refrescos em pó. Seus produtos concorrem commarcas das maiores empresas globais que disputam o mercado brasileiro. Agora que a antiga “população de baixa renda” virou “a nova classemédia”, crescemos interesses dosempresários.Umaconhecidamarcadechoco- lates finos, depois de constatar queoutramarcade chocolatesnãosóestavaganhandoparticipaçãode Dos 28 milhões de lares brasileiros que possuem computadores: Dos 28 milhões de lares brasi- leiros que possuem computa- dor, 63% pertencem à classe C,oqueequivaleamaisquea metadedosquepossuemum desktop no Brasil. Essa nova classe obteve um aumento entre 2006 a 2009 de 15% no uso de computadores.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx