Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

P m todas as grandes sociedades modernas existe sempre uma classe média, posicionada entre os mais ricos e os mais pobres. Como tal,a classemédia incorpora alguns valores e características da classe baixa,da qual ascendeue outros da classe alta que sempre emulou. De certa forma,a classemédia éo coraçãoda sociedade e agrande responsá­ vel pela coesão social,pela sua capacidadede compreender os dois extremos dapirâmide.Nas agências depropaganda,por exemplo,muitos diretores de criaçãopreferemtrabalhar comredatores oriundos da classemédia,pela sua capacidade de dialogar tanto com os ricos quanto com os pobres. Em questões políticas, a classe média é conservadora. Em assuntos morais e sociais é dogmática e dificilmente aceita as mudanças propostas pelos intelectuais de esquerda, o que fez Pasolini nomeá-la, ironicamente,“a herdeira do paraíso”. Emquestões materiais, a classemédia temempregos estáveis e uma vida confortável que lhe permite educar bem os filhos e reservar tempo e dinheiro para o lazer e a cultura. Fica claro, portanto, que a nova classe média, de que tanto se fala no Brasil de hoje, não é a classe média dos nossos sonhos. De fato, o IBGE exagera quando fixa empoucomais demil reais por mês o patamar dos rendimen­ tos da classe média. Nesta edição, há vozes que discordam desse critério, a começar porNelsomMarangoni,vice-presidentedo IBOPE (vide entrevista nesta edição), que preferemanter-se fiel ao velho “Critério Brasil”daABEP. Mas o próprio Marangoni e muitos de nossos autores e debatedores con­ cordamcoma importância transcendental do fenômeno social que estamos assistindo nesta década. A transformação da pirâmide social em losango, coma incorporação de dezenas demilhões de pessoas aomercado de con­ sumo e de trabalho, é o resultado de vinte anos de disciplina econômica e estabilidade monetária, a partir do Plano Real. No futuro, os historiadores lembrarãodestadécada como adécadado fermento social que transformou oBrasil emuma sociedade capitalistamoderna,onde amaioria das famílias consegue viver com dignidade. O processo ainda está no início e promete oferecer resultados aindamaiores no longo prazo, dependendo do juízo de nossos governantes. Que Deus os guie. FRANCISCO GRACIOSO Presidente do Conselho Editorial O futuro ficou mais perto E PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646 - SITE: WWW.ESPM.BR C onselho editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 Thomaz Souto Corrêa C oordenação E ditorial Lúcia Maria de Souza P rojeto G ráfico e E dição Miriam Duenhas C omercial José Mauricio Pires Alves e-mail: jose.alves@espm.br Maitê Lorente e-mail: mlorente@espm.br Tel.: (11) 5085-4679/4643 C apa Haus + Packing Design R evisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R edação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br I mpressão Gráfica Editora Aquarela D istribuidor E xclusivo Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R evista da ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Pro- paganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul- tores e executivos são convidados a apresentarem matérias sobre suas especialidades, que venham a contri- buir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da adminis- tração em geral, do marketing e das comunicações.Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato coma coordenadora editorial.

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