Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 30 ASSUNTO em pauta P or C ecília M attoso Classe C: Agora é a minha vez! Agora é a vez da cl asse C! São l ea i s às marcas , most ram fe l ici dade ao debutar em vá r i os i tens de consumo e pa recem te r ve rgonha quando f i cam i nad imp l entes . O consumo a co l ocou em ev i dênci a . R epois de tanto querer e não poder, agora é a vezda classeC. Entre2010e maiode 2011, 3,6milhões depessoas migraram para a chamada classe C, segundo a FundaçãoGetulio Vargas (FGV), que usou como base os dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras a Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A classe C recebeuamaior partede suapopulaçãode classes mais pobres: 1,4 milhão saíram da classe E e 356 mil saíram da classe D (Folha.com, 2011). D O fato de ser uma classe emergente por si só já dá a ela características próprias,mas será que ela tem peculiaridades quando comparada às classes D e E, deonde atébempouco tempo faziaparte?Bem, estas não são questões facilmente respondíveis, principalmente porque, na área de marketing e administraçãoemgeral, os critérios estruturantes de classes sociais não são muito confiáveis, pois baseiam-se em posses de bens e estas ficam fa- cilmente obsoletas, alémdo que, como aumento da renda e do crédito, os bens se popularizaram e não discriminammais como antes.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx