Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 35 Divulgação A ntes excluídos, as classes popula- res são agora o público que mais desperta a atenção das empresas, principalmente a tão aclamada “nova classe média”. Esse é um movimento que nada tem a ver com modismo, mas sim com um fato que tem ganho força nos últimos 10 anos, fruto da estabilização da economia do país e que, certamente, tende a tomar mais espaços nos próximos 5 anos, uma vez que o cres- cimento da classe média é inevitável, pois é consequência e faz parte do Programa de Erradicação da Pobreza no país. As empresas disputam por esse público, mas têm algumas perguntas que não calam: A Quem é a nova classe média? O que querem? Preferem uma marca que inspire identificação, ou projeção? Não conhecemos o Brasil Não é raro encontrarmos profissionais no mercado que tentam entender a nova classe média a partir da babá de seus filhos, da diarista que limpa suas casas ou do zelador do condomínio nobre onde moram. Mesmo quando solicitam os estudos de mercado revelammiopia, remetendo, frequentemente, aos seus empregados domésticos para ilustrar situações de consumo popular. Ainda estamos carentes de estudos sobre as classes populares nos mais diversos aspectos – comportamento do consumidor, hábitos de consumo, valores, barreiras de consumo, as- piracionais –, como afirmamÂngela da Rocha e Jorge Silva, entre outros pesquisadores. Estudar o consumidor das classes populares é, na verdade, estudar a nós mesmos. As classes CDE compõem, hoje, cerca de 80% da população brasileira. É impossível estudarmos o perfil comportamental desse público sem O“FomeZero”évistocomoprimeiropontoestraté- gicodoGovernoFederalparatentarimpulsionara erradicaçãodapobrezanoBrasil.Priorizarotema “fome”naagendapolíticafoimotivoparaassegurar o direito da população brasileira à alimentação adequada. Essa estratégia busca a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome. Já o “Bolsa Família” é um projeto de transferência direta de renda com condicionalidades,quebeneficia,hoje,12milhões de famílias emsituação de pobreza e de extrema pobreza em todo o território nacional.

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