Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 41 Considerações finais: uma nova classe, uma nova abordagem Aestabilidadedaeconomiae facilitaçãodocrédito fez com que um grupo de consumidores ascen- desseaoconsumo, formandoanova classemédia. É preciso que as empresas e os profissionais de comunicação atentemnão às diferenças de renda desse novo grupo apenas, mas, sim, aos valores e motivações mais profundas que provocam as mudanças de comportamento desse segmento. Há dez anos, a personagem emblemática dessa classe era uma típica vendedora porta a porta de cosméticos. Hoje, temos a operadora de telemarketing que, com parte do salário, paga o curso universitário. Temos a secretária da multinacional. O rapaz que trabalha no suporte tecnológico. São vários os personagens, no lugar de apenas um emblemático. As empresas que não percebem essas mudanças não estão as- cendendo com esse consumidor, são tipificadas como “para pobres” e não geram nenhuma identificação comesse público. Afinal, eles eram pobres. Agora, são nova classe média. FÁBIO MARIANO BORGES Professor de graduação e pós da ESPM, FAAP, FIA e BSP. Pós-graduado pela ESPM. Mestrado em Sociologia do Consumo pela PUC/SP. Diretor Executivo da inSearch, empresa de pesquisa de comportamento e tendências. AZEVEDO , Marcelo da Rocha e MARDEGAN JR., Eliseu. O consumidor de baixa renda . Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2009. COLEMAN , R. The continuing significance of social class to marketing , Journal of Consumer Research, Vol.10, December, 1983. DOUGLAS , M e ISHERWOOD , B. O mundo dos bens: para uma Antropologia do Consumo . Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006. NARDI , Sérgio. A nova era do consumo de baixa renda . São Paulo: Ed. Novo Século, 2009. PARENTE , Juracy; LIMEIRA , Tânia M. Vidigal e BAR KI, Edgard (org). Varejo para a baixa renda . Porto Alegre: Ed. Bookman, 2008. ROCHA , Ângela e SILVA , Jorge Ferreira. Consumo na base da pirâmide . Rio de Janeiro: Mauad, 2009. SOUZA , Amaury e LAMOUNIER , Bolívar. A classe média brasileira . Rio de Janeiro: Ed Campus, 2010. TORRETA , André. Mergulho na base da pirâmide . São Paulo: Ed Saraiva, 2009. BIBLIOGRAFIA Divulgação Anovacampanhapublicitáriadarede Pernambucanas chama a atenção pela abordagem inovadora e diferen- ciada. Os catálogos e tabloides da lojatrazemdicaseorientaçõessobre produtos com o objetivo de inspirar umconsumidorqueseenxergacada vez mais independente. ES PM
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx