Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 54 consumirá, ou ainda, será fidelizada, da mesma forma. O conceito contemporâ- neo de comunicação de marketing considera que as vendas de produtos e serviços ocorrem como consequência do relacionamento que as marcas corporativas estabelecem com seus públicos. Seguindo essa lógica, o relacionamento com os públicos da marca vai muito além do relacionamento com o consumidor e passa a englobar todos os stakeholders . No caso das estratégias de negócios e de comunicação voltadas para a nova classe média, mais do que nunca, “relacionamento” é o que vai diferenciar uma marca de sucesso daquelas que tentam impactar esse público pelas velhas práticas e arrastam prejuízos pelo fracasso de suas estratégias. As agências de viagens e companhias aéreas que perceberam isso decolaramna frente. Oito milhões e setecentos mil brasileiros viajarão de avião pela primeira vez em 2011, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular. 9 Esse novo perfil de consumidor e a chegada ao mercado nacional das empresas Webjet, Trip, Avianca e Azul obrigaram as tradicionais Tam e Gol a repensarem seus negócios e reposicionarem seus produtos e serviços. Passagens parceladas em até doze vezes, valorização do real reduzindo a diferen- ça cambial para o dólar e o euro, entre outros fatores, levam milhares de pessoas a lotarem os aeroportos um tanto precários, resultando no caos aéreo dos últimos anos e obrigando o governo a rever toda a regulação do setor. Mudou o perfil do público que circula pelos aeroportos brasileiros, assim como mudou o perfil do consumidor dos cruzeiros marítimos. A classe média, hoje, corresponde a 40% do público que entra nos navios, o que significou uma expansão no setor estimada em 884 mil passageiros e um crescimento de 50% na temporada de verão de 2011, quando a média era de 35%. 10 A força econômica da atividade é vista quan- do um cruzeiro aporta no Rio de Janeiro, por exemplo. Lá, cada turista gasta, em média, US$ 250 por dia. O Terminal Concais, de passageiros, em Santos (SP), é referência na área, diz Flávio Brancato, diretor de Opera- ções. “ Quando Concais começou a operar (há 13 anos), eram movimentados 94 mil passa- geiros. Agora, nesta temporada, devem passar por aqui 1 milhão e 50 mil turistas ”, (Sistema de Informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, 2011). Da mesma forma, a realização do sonho da casa própria nunca fez tanto parte da reali- dade da classe média como nos últimos anos. Cento e oitenta e oito mil famílias compraram no primeiro semestre de 2010 a primeira casa própria, por meio dos financiamentos oferecidos pelos bancos privados e estatais. 11 As construtoras que perceberam a tendência se reposicionaram e começaram a construir em bairros da periferia que antes não eram foco de investimentos, erguendo condomínios que oferecem uma completa infraestrutura de lazer e convívio social. Essa questão nos remete a outros dados im- portantes sobre o perfil desse consumidor, levantado pelo Instituto Data Popular: a nova classe média é bairrista e se sente mais confortável nos seus locais de origem onde conhece seus vizinhos. Com perfil diferen- te daquele da classe média tradicional que Com perfil diferente da- quele da classe média tradicional que preza in- dependência,isolamento eexclusão,anovaclasse média é mais solidária e se inter-relaciona.

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