Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 59 NOTAS 1. A 16 a edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários aconteceu simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 31 de março e 10 de abril de 2011, apresentando 92 filmes de 29 países. (http:// www.itsalltrue.com.br/2011/home.asp?lng) , acesso em 26/06/2011. 2. Site do festival. 3. http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/ vencedor-do-e-tudo-verdade-familia-braz-i-dois-tempos-documenta-mobilidade-na-classe-media-baixa/id/30766/, acesso em 26/06/2011. 4. Idem. 5. DE SOUZA, Amaury e LAMOUNIER, Bolivar. A classe média brasileira – ambições, valores e projetos de socie- dade . Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. Página 1. 6. O poder emergente. Matéria assinada por André Siqueira e publicada na Revista Carta Capital , de 22 de junho de 2011. 7. Desigualdade Persiste. Coluna de Merval Pereira, publi- cada no jornal O Globo . 8. Matéria da Revista Carta Capital antes referida. 9. Os dados apresentados foram retirados da série de repor- tagens sobre a nova classe média feita pelo Jornal da Re- cord com base numa pesquisa realizada com exclusividade pelo Instituto Data Popular em setembro de 2010. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 02. Dispo- nível em http://www.youtube.com/watch?v=9TSU2sYz9gs. Postado em set. 2010. 10. Dados retirados do Sistema de Informações da Câ- mara de Dirigentes Lojistas. Disponível em: http://www. spcbrasil.org.br/noticias/detalhe/i/3142/noticia/Classe+C +chega+a+40%25+em+cruzeiro+mar%EDtimo. Acesso em: 02/07/2011. 11. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 02. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=9TSU2sYz9gs. Postado em set. 2010. 12. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 06. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=1eFNYdN2Lp4. Postado em set. 2010. 13. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 01. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=h29buq2ljsM. Postado em set. 2010. 14. Jornal Folha de S. Paulo , página B4, 29/05/2011. 15. Renato Meireles é sócio do Instituto Data Popular. Essa declaração foi dada para o Jornal da Record na série de reportagens sobre a nova classe média em se- tembro de 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/ watch?v=h29buq2ljsM. Postado em set. 2010. 16. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 01. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=h29buq2ljsM. Postado em set. 2010. 17. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 04. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=h0FuL4rbUdI. Postado em set. 2010. 18. Instituto Data Popular. Pesquisa A Nova Classe Média 04. Disponível em http://www.youtube.com/ watch?v=h0FuL4rbUdI. Postado em set. 2010. 19. Renato Meireles é sócio do Instituto Data Popular. Essa declaração foi dada para o Jornal da Record na série de reportagens sobre a nova classe média em se- tembro de 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/ watch?v=h29buq2ljsM. Postado em set. 2010. 20. Jornal da Record . A nova classe média 03. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DvFkunr27jk, pos- tado em 09/09/2010. 21. Jornal da Record . A nova classe média 03. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DvFkunr27jk, pos- tado em 09/09/2010. 22. Meio e Mensagem . Classes emergentes vão à acade- mia. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/ home/marketing/noticias/20110620Classes-emergentes-vao-a-academia.html. Postado em: 20 de Junho de 2011. 23. Accioly investe em academias para a classe C (matéria assinada por Bruno Rosa). In Jornal O Globo , s/data. 24. Idem. 25. Bocão News . Ambev cria franquia de bares para classe C. Disponivel em: http://bocaonews.com.br/index. php?menu=noticia&COD_NOTICIA=14016, 03/07/2011. 26. Meio e Mensagem . Microsoft quer falar com a classe C. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/ comunicacao/noticias/20110607-Microsoft--quer-falar-com-classe-C.html. Postado em 07 de junho de 2011. 27. Diário do Grande ABC . Queridinhos da mídia puxam consumo da nova classe média. Disponível em: http:// www.dgabc.com.br/News/5864338/queridinhos-da-midia-puxam-consumo-da-nova-classe-media.aspx. Postado em 06 de fevereiro de 2011. 28. Meio e Mensagem . Stadium aposta em emergentes. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/ home/marketing/noticias/20110502Por-consumidores-emergentes-Stadium-patrocina-Rivaldo.html. Postado em 02 de maio de 2011. 29. Meio e Mensagem . Sony do Brasil busca reverter maré mundial. Disponível em: http://www.meioemensagem. com.br/home/marketing/noticias/20110615Sony-eleva-faturamento-em-65--e-quer-consumidor-de-A-a-C.html. Postado em 15 de junho de 2011. 30. Meio e Mensagem . Nova Batata cria mais de 20 anun- ciantes. Disponível em: http://www.meioemensagem.com . br/home/comunicacao/noticias/20110610nova-batata-co- memora-20-clientes.html. Postado em: 13 de junho de 2011. CARLOS ALBERTO MESSEDER Antropólogo, professor epesquisador daESPM-RJ. PATRICIA REIS Publicitária,professoraepesquisadoradaESPM-RJ. e que nunca fizeram nenhuma comunicação nos meios de comunicação de massa. É essa concorrência que marcas “líderes de mercado” vão enfrentar quando começarem a trilhar o caminho para se tornarem referência para esse novo consumidor brasileiro. ES PM
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx