Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

ENTREVISTAS Quem descobriu a nova classe média no Brasil? ALFREDO PASSOS PÁG. 22 A população de baixa renda passou a ser classe C e agora é “Classe Média”. O que mudou? Cresceu a renda, cresceu o crédito, mas quem são as refer- ências em produtos e serviços empresariais para esses consumidores? ÍNDICE Marcelo Neri PÁG. 42 Classe C: agora é a minha vez! CECÍLIA MATTOSO PÁG. 30 Agora é a vez da classe C! O desprezo aparente às marcas, na prática, se mostra em lealdade. As famílias evangélicas e católicas mostraram bons contrastes entre si. Mostram-se felizes ao debutar em alguns consumos. Quem gosta de pobreza é intelectual FÁBIO MARIANO PÁG. 34 Anovaclassemédiaéavedetedavez.Muitocomentada, muitodisputada.Masafinal,quemcompõeessegrupo? O que esse segmento tem de diferente para receber o adjetivo “nova”? Quais valores orientam esse grupo nessa fase de ascensão socioeconômica? As empresas erram ou acertam quando apostam que as classes populares temem e rejeitam ambientes e embalagens melhor cuidadas? São esses alguns dos desafios para conquistarumpúblicoqueestánumafasedetransição. A nova classe média irá ao paraíso? CARLOS ALBERTO MESSEDER E PATRICIA REIS PÁG. 48 O artigo analisa o fenômeno da ascensão da classe C – a nova classe média – e os impactos no que se refere às es- tratégias de comunicação comomercado que as empresas vêm desenvolvendo para sensibilizar esse novo público.. Vai que... a classe C aprenda a gerenciar riscos... ADRIANO MALUF AMUI PÁG. 60 Noexercíciodoseuconquistadopoderdeconsumo,aclasseCpodeacabarvítimadeansiedade e descontrole, muitas vezes consumindo em excesso ou se tornando vulnerável a aconteci- mentos inesperados.Éno lidarcomproblemas,comoogerenciamentodo imponderável,quea ofertadoschamadosmicrossegurospassaaserumnovovetordeatividadeeconômicanoBrasil. Nelsom Marangoni PÁG. 8

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx