Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 65 Não é leviano dizer que há praticamen- te um consenso entre vários centros de pesquisa de que o aumento da renda e a queda da desigualdade estão fortemente ligados aos avanços na educação, além dos programas de transferência de renda, que envolvem o incentivo à educação, como o Bolsa Família. Claro que há também o esforço, por conta própria, para a melhoria do nível de instru- ção. Segundo dados da empresa de pesqui- sas Euromonitor, publicados pela revista Exame , o brasileiro deve incrementar seus gastos com educação (em todas as classes), fazendo os recursos destinados ao setor saltarem de US$ 91 bilhões para US$ 182 bilhões na próxima década. Com mais instrução formal, o consumidor que compõe a nova classe C, portanto, pas- sará a demandar mais serviços e a gerenciar melhor os riscos que poderiam impactar em sua escalada social. Canais de distribuição Outro fator muito importante para a rápida disseminação dos microsseguros foi a cres- cente disponibilidade em canais próximos ao público consumidor. É o caso da modali- dade conhecida por garantia estendida, que acontece normalmente já no ponto de venda e no ato da compra de um bem. Por exemplo, a compra de uma TV, mesmo que adquirida mediante a contratação de crédito, seja via financiamento por cartão ou via crediários nas cadeias de varejo ou financeiras, é sinal de progresso e de avanço social para uma família de baixa renda, trazendo realização tangível na forma de um bem e intangível no sentido de pertencimento a uma nova classe que consome. Considerando as modalidades de garantia normalmente utilizadas pela maioria dos fabricantes para produtos médios e de en- trada − cerca de um ano −, é comum que as garantias expirem antes mesmo do final do financiamento. Como administrar isso? Adquirindo a garantia estendida que, como o próprio nome diz, gera um prolongamento dos prazos cobertos pelo fabricante. Quando é o caso do parcelamento, acrescenta-se uma fração mínima aos valores mensais, proven- do, assim, maior segurança ao consumidor, que não precisará arcar com gastos de re- paros eventuais, bem maiores na ocasião de um defeito, caso fossem pagos pela família. Só esse exemplo, claro, não explica a lógica do mercado. É importante considerar que o consumidor raramente associa a garantia es- tendida como um serviço diretamente ligado à cadeia varejista. Não raro, ele confunde a garantia estendida à marca do produto que está adquirindo, ou seja, ele não sabe que está contratando um seguro. De qualquer forma, o fato de adquirir esse “serviço” em um esta- A Cardif, seguradora do grupo BNP Paribas, identificou uma grande oportunidade no mercado brasileiro e lançou uma nova categoria de seguro automóvel, exclusivo contra roubo e furto total do veículo, com instalação gratuita de rastreador e sem análise do perfil do condutor. O objetivo é proteger exatamente aquilo que é a maior preocupa- ção da população − e oferecer uma alternativa com valores mais acessíveis que o seguro auto tradi- cional. A empresa reformulou o seu site, deu mais ênfase às redes sociais e oferece o seguro Autofácil com mensalidades a partir de R$ 69,90.

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