Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
MESA-REDONDA A NOVA CARA DO BRASIL! PÁG. 86 Mais importados e menos empregos EDMIR KUAZAQUI PÁG. 68 A transformação da pirâmide econômica e social brasileira nos últimos anos trouxe consequências na estrutura industrial do país e na política de importação das empresas, no sentido de torná-las mais competitivas. A emergência de quase quatro milhões de domicílios para a classe C brasileira MARCELO ZOROVICH E MANOEL GUEDES NETO PÁG. 80 A partir da dinâmica econômica e social do Brasil, registra-seaemergênciadequase4milhõesdenovos domicílios quemigrarampara a classeC. Entre 2005 e 2011, passou a representar 41% da classe socioe conômica brasileira, segundo a Kantar Worldpanel. Nova classe média... Será nova? IONE ALMEIDA PÁG. 100 Parte da população brasileira passou a pertencer à classe C, considerada hoje como a nova classe média brasileira. O que se questiona é: por que nova? O que realmente mudou? Os consumidores não são os mesmos? Comunicação, consumo e a nova classe média brasileira no universo digital GISELA G. S. CASTRO PÁG. 74 Nessareflexãosobreapresençadasnovasclassesmédias brasileiras nas redes sociais, questiona-se o mito dos nativos digitais e discute-se a carência de projetos edu- cacionais que priorizema formação qualificada. A economia do entretenimento para a nova classe média JOÃO LUIZ DE FIGUEIREDO E RODRIGO DA SILVA CARVALHO PÁG. 116 Há no Brasil uma nova classe média. Estarão os negócios da economia do entretenimento pre- parados para atendê-los? Classe C: ascensão social: além do acesso, aquém da inclusão MARCIA PERENCIN TONDATO PÁG. 110 Considerações sobre comunicação e consumo, em um contexto de crescimento da classe C na socie- dade complexa, caracterizada pela necessidade de inserção do indivíduo em domínios além dos afazeres cotidianos, pensando em um mínimo de participação social e política. LEITURA RECOMENDADA PÁG. 130 SUMÁRIO PÁG. 134 ENGLISH ABSTRACTS PÁG. 136 PONTO DE VISTA Classe média: velha e nova AMAURY DE SOUZA PÁG. 138 Os impactos da globalização no consumo de café especial pela classe média brasileira REYNALDO DANNECKER CUNHA PÁG. 124 O autor desenvolve uma reflexão sobre a influência de variáveis externas que impulsionam o aumento do consumo de café na classe média brasileira, especialmente na chamada classe média tradicional. Apesar de historicamente o Brasil ser o maior produtor mundial, nem sempre o consumo interno acompanhou essa realidade, principalmente quanto ao café especial.
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