Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 75 P or G isela G. S. C astro Introdução o notável movimento de ascensão social de segmentos menos favo- recidos da população brasileira nos últimos 10 a 15 anos é, seguramente, um dos mais importantes indicadores do crescimento de nosso país, reforçando sua posição de pro- tagonista dentre os chamados emergentes no cenário mundial. A inserção das novas classes médias na esfera do consumo envolve o acesso facilitado ao microcrédito, o fortalecimento do Comunicação, consumo e a nova classe média brasileira no universo digital sistema de vendas a prazo, além de diversas outras medidas da política social vigente. O transformar cada brasileiro em consumidor foi alçado ao patamar de plataforma de governo, evidenciando a centralidade do consumo nas dinâmicas sociais da atualidade. Entendido como prática sociocultural contem- porânea por excelência, o consumo constitui um código por meio do qual nós nos relacio- O A express i va presença on-l i ne da nova cl asse C bras i l e i ra torna opor tuna a rev i são do mi to dos nat i vos d i g i ta i s ev i denci ando a carênci a de pro- j etos educaci ona i s compromet i dos com a qua- l i dade da formação cu l tura l no Pa í s .
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx