Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 8 Entrevista Classe C : uma explosão de crédito e consumo A esta entrevista com Nelson Marangoni, vice-presidente do IBOPE, a questão principal foi a conceituação do que vem a ser a nova classe C que está presente na mídia. Com sua longa experiência de psicólogo e pesquisador, Marangoni diz que a nova classe média não condiz com a definição clássica e a realidade mercadológica da classe média tradicional. Sem obscurecer o imenso significado que tem a ascendência da nova classe média, Marangoni prefere creditá-la a uma explosão de crédito e consumo, cuja sustentabilidade pode ser posta em dúvida. Para que essa nova classe média se aproxime dos padrões da classe média tradicional, serão necessários muitos anos de progresso social, educacional e cultural. Essa discrepância entre a tese da nova classe média, defendida pelo IBGE/FGV, e o “Critério Brasil”, utilizado pelas empresas de pesquisas não é apenas teórica. Ela pode também influir em muitas decisões mercadológicas importantes. E ntrevista concedida a F rancisco G racioso N Entrevista com Nelsom Marangoni

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx