Revista da ESPM - JUL-AGO-2011

julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 83 habitação, educação, alimentação dentro do lar, serviços públicos e transporte. Com prós e contras, essa nova classe média é a que mais impulsiona o crescimento do consumo (Tabela 1) no país quando se ana- lisam categorias de consumo de massa com penetração de mais de 70% nos domicílios brasileiros (KantarWorldpanel, 2011). Além disso, analisando-se o perfil dos domi- cílios dessa nova classe média, constatam-se, predominantemente, as seguintes caracte- rísticas: 48% são famílias com crianças pe- quenas, 31% são famílias com filhos únicos, 12% das famílias vivem com aposentadoria, C1 x C2 Renda em R$ Trabalha fora Acesso internet no domicílio Possui automóvel Fonte: adaptado de Kantar Worldpanel, 2011 Classe C1 R$ 2.131 42% 29% 38% Classe C2 R$ 1.571 37% 13% 5% DIFERENÇAS DENTRO DA CLASSE C: C1 E C2 Tabela 2. Trimestres/Classes 1 o Trimestre 2008 1 o Trimestre 2009 1 o Trimestre 2010 1 o Trimestre 2011 Fonte: adaptado de Kantar Worldpanel, 2011 AB 21 25 24 25 DE 16 16 17 17 NÚMERO DE CATEGORIAS DE PRODUTO COM MAIS DE 70% DE PENETRAÇÃO NOS LARES Tabela 1. 27% das donas de casa têm de 30 a 39 anos, incluindo o fato de que 40% das donas de casa também trabalham fora (Kantar Worldpanel, 2010). Enfrentando adversidades oriundas de um passado marcado por um orçamento mais restrito com menos produtos em suas despensas, e dispondo atualmente de mais dinheiro para gastar com novas categorias − de R$ 1.324 em 2006 para R$ 1.880 em 2010 – (Holistic View Kantar Worldpanel, 2010), in- cluindo algumas indulgências, o consumidor da classe C segue enfrentando paradigmas quando se faz a diferenciação desse universo dentro da própria classe C, dividindo-a entre C1 e C2 (Tabela 2). 1 C 1 2 2 C 17 19 20 23

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