Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2011 84 Categorias/Classes Automóvel Computador Internet banda larga Telefone fixo Celular Máquina de lavar roupas Câmera digital Microondas Geladeira Panela de pressão Aparelho de DVD Microsystem TV Total Fonte: adaptado de Kantar Worldpanel, 2011 AB1 P P P P P P P P P P P P P TOTAL DE 13 CATEGORIAS C1 NP NP NP P P NP NP NP P P P P P MENOS 6 CATEGORIAS POSSUEM (P) OU NÃO POSSUEM (NP) OS PRODUTOS/SERVIÇOS EM SEUS DOMICÍLIOS: COM MAIS DE 60% DE PENETRAÇÃO Tabela 3. C2 NP NP NP NP P NP NP NP P P P P P MENOS 7 CATEGORIAS DE NP NP NP NP P NP NP NP P P NP NP P MENOS 9 CATEGORIAS As distâncias são ainda maiores frente ao com- parativo com as classes mais abastadas. Neste caso, frente ao universo das classes AB1 con- solidadas, além do distanciamento da renda, em um universo de 13 categorias analisadas que demonstram a posse de bens e serviços (Tabela 3), as classes C1 e C2 não possuem respectivamente 6 e 7 delas em seus lares. Para reduzir as desigualdades ainda preva- lecentes, Pochmann et al (2004), apontam a ausência de reformas que poderiam contribuir para inclusão social, tais como a reforma agrá- ria, a tributária, a social (voltada a universali- zar a proteção social e trabalhista), e a urbana. Mesmo com tais diferenças apontadas e com tantos desafios a superar, a importância e a emergência da nova classe C, formada por consumidores que vêm se tornando mais crí- ticos, menos sensíveis aos aumentos de preço e que buscam produtos e serviços com apelo à inovação e praticidade, define um novo perfil na sociedade brasileira. Espera-se que nesses
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