Revista da ESPM - JUL-AGO-2011
julho / agosto de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 85 MARCELO ZOROVICH Mestre e professor de Relações Internacio- nais. Mestrando em Gestão em Gestão Inter- nacional pela ESPM. Trabalhou na Kantar e na Nielsen Company. MANOEL GUEDES NETO Mestrando em Gestão Internacional pela ESPM. BACEN , 2010. IBGE , 2010. IPEA , 2010. FMI , 2010. JORNAL MDS , 2010. KANTAR WORLDPANEL : Painel Nacional de Domicílios (8.200 domicílios, 81% da população, 91% do poten- cial de consumo), Estudo Holistic View (Estudo anual a respeito da composição do orçamento domiciliar e individual), 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COM- BATE À FOME , 2010. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS , ONU, Índice de Desenvolvimento Humano, 2010. POCHMANN , Marcio. et al (orgs.). Atlas da exclusão social: os ricos no Brasil . Volume 3. São Paulo: Cortez, 2004. SCHWARTZMAN , Simon. Pobreza, exclusão social e modernidade: uma introdução ao mundo contempo- râneo . São Paulo, Augurium, 2004. THE NIELSEN COMPANY , Retail Index, 2010. BIBLIOGRAFIA Agradecimentos a Patrícia Menezes, Gerente de Marketing da KantarWorldPanel, por ter compartilha- do as informações a respeito das características e tendências do consumo domiciliar no Brasil; e a The Nielsen Company, pela tendência de crescimento do consumo no varejo brasileiro. BASE 139 CATEGORIAS DE PRODUTO ÍNDICE DE VENDAS: ANO DE 1994 = 100. Fonte: adaptado de The Nielsen Company | Retail Index Figura 4. 126 132 143 152 155 156 164 172 171 177 185 194 200 201 205 PLANO REAL 1994 2010 LULA FHC Volume das Cestas Nielsen indexado no ano de 1994 próximos anos de governo Dilma, tal como se verificou nos governos de FHC e Lula, a inclusão de novos consumidores, atrelada aos demais indicadores socioeconômicos, siga contribuindo para a tendência de crescimento do consumo brasileiro, conforme se verifica a partir do Plano Real (Kantar WorldPanel, 2010; The Nielsen Company, 2010). Por fim, ressalta-se que, em estudo anual rea lizado, 50% da nova classe C apontaram ter gasto parte de sua renda com produtos, servi- ços, cursos técnicos, aulas de idiomas, creches, pré-escolas, pós-graduação, material didático ou quaisquer outros investimentos ligados ao setor educacional, mas que em seu orçamento habitual, a educação ainda pesa menos que 5% (HolisticView, Kantar Worldpanel, 2011), fato também destacado por Schwartzman (2004), no que tange à inclusão social. ES PM
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