Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
106 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 Leit ura RECOMENDADA DAVID A. AAKER CONSTRUINDO MARCAS FORTES Editora Bookman São Paulo – 2007 344 p. – R$ 64,00 Nesta obra, o autor, reconhecido como especialista, aborda o tema da identidade da marca, as suas associações e estimula os executivos a enxergarem “além do produto”. A definição de uma marca forte e a sua construção; o sistema de identidade, a per- sonalidade e o gerenciamento das marcas são alguns dos temas tratados no livro. Aaker explica como identidade é diferente de imagem: “A identidade de marca é a forma como a marca gostaria de ser reco- nhecida enquanto a imagem é a maneira como ela se apresenta”. Também defende que o gerenciamento da marca exige o envolvimento e o desenvolvimento de uma posição, assim como o seu programa de execução. O livro aborda, ainda, a mensuração do brand equity ao longo do tempo, para produtos e marcas. Finalizando, o autor dis- cute formas organizacionais de criação de marcas e apresenta a construção da marca Saturn – um projeto do qual participou – e que, segundo ele, ilustra muitas das questões abordadas ao longo do livro. David A. Aaker é autor de textos clássicos sobre o tema, tais como: Construindo mar- cas fortes, Como construir marcas líderes e Estratégia de portfólio para marcas. SYDNEY FINKELSTEIN POR QUE EXECUTIVOS INTELIGENTES FALHAM Editora M.Books São Paulo – 2007 260 p. – R$ 75,00 Executivos falham quando são obrigados a tomar decisões e principalmente liderar pes- soas – esta é a opinião do autor, neste livro que revela resultados de uma interessante pesquisa sobre insucessos em liderança e tomada de decisões. Durante seis anos, Sidney Finkelstein e sua equipe realizaram entrevistas com centenas de executivos em áreas estratégicas de im- portantes empresas e registraram resultados de acertos e fracassos. Quando os fracassos ocorreram coincidente- mente, as razões, justificativas e até descul- pas foram sempre às mesmas: problemas de tomadas de decisões e liderança. O livro mostra erros cometidos por execu- tivos que poderiam levar empresas do porte de uma GM, Motorola, Quaker, Mattel à beira do colapso. Sydney Finkelstein é professor da cadeira Steven Roth de Administração, na Faculdade de AdministraçãoTuck, emDartmouth. Suas publicações aparecem na Harvard Business Review e em outros periódicos da área de negócios. GIULIANO DA EMPOLI TRADUÇÃO: JAMILE GAMBÁ DALPIAZ HEDONISMO E MEDO – O FU- TURO BRASILEIRO DO MUNDO Editora Sulina Porto Alegre – 2007 111 p. – R$ 25,00 E se o mundo inteiro virasse um imenso Brasil? Seria um pesadelo ou uma utopia? Seria o mar virando sertão ou o sertão vi- rando mar? Pois é dessa possibilidade que trata o italiano Giuliano da Empoli neste ensaio intitulado “Hedonismo e medo – o futuro brasileiro do mundo”. Na verdade, trata-se de uma possível “brasilianização” do universo. Em outras palavras, do imaginário brasileiro como parâmetro de globalização. A questão é provocativa e controversa. De um lado, os otimistas podem pensar em um mundo enfim contaminado pela nossa simpatia, malícia, ginga, malemolência, malandragem, descontração, pelo nosso estilo, jeito de ser, espírito ou jogo de corpo. Por outro, os pessimistas já imaginam um mundo dominado pela nossa violência, má distribuição de renda, desprezo pelos mais fracos, prostituição de menores e tudo o que mancha o mito e faz do nosso país um lugar, ao mesmo tempo, invejado e temido. Giuliano da Empoli é conselheiro Especial do Ministro da Cultura Italiano e do Vice- Primeiro Ministro. É fundador e editor da Zero – uma revista de cultura e política –, e colunista do diário financeiro Il Sole 24 Ore. Em maio último, esteve na ESPM, participando do 1º seminário internacional sobre Publicidade e Pós-modernidade.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx