Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

18 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 AS GRANDES NOVIDADES AINDA ESTÃO POR VIR De início, podemos afirmar que esse novo profissional terá a seu dispor, aqui no Brasil, uma das indústrias mais modernas do mundo em seu gênero. Dos 24 maiores fabricantes mundiais de embalagens de todos os tipos, em papel, plástico, vidro, aço ou alumínio, nada menos que 22 já estão instalados entre nós. As fábricas brasileiras produzem todos os anos embalagens comparáveis às melhores do mundo, no valor de U$ 18 bilhões em 2007, o que coloca o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais de embalagens. Existem no Brasil modernos centros de pesquisas, de natureza pública e privada, buscando, continuamente, o aperfeiçoamento e a diversificação das embalagens. Os produtores das embalagens longa- vida, por exemplo, desenvolveram, no Brasil, um método inédito de re- ciclagem que será agora utilizado em todo o mundo. O consumidor não se dá conta disso, mas as embalagens de hoje são mais práticas, resistentes e funcionais, próprias para as neces- sidades das famílias. Além disso, o custo proporcional da embalagem, no custo final do produto, tem caído continuamente, embora ainda repre- sente entre 20 e 30% do custo final do produto, mercê dos avanços tec- nológicos e das escalas de produção. Finalmente, já se instalou entre nós a mentalidade conservacionista. Os fabricantes de embalagens estão conscientes dos danos que as em- balagens usadas podem causar ao ambiente e investemgrandes somas na busca de novas técnicas de reciclagem dos materiais. EMBALAGEM E POSICIONAMENTO No marketing de hoje, extremamente competitivo, as estratégias consistem quase sempre emsegmentar e posicio- nar, isto é, concentrar todos os nossos esforços para atender ao segmento escolhido, melhor do que os concor- rentes o fariam. Neste processo,a QUANDO FOI LANÇADA, HÁ MAIS DE QUARENTA ANOS, A SKOL ENCONTROU UM MERCADO DOMINADO PELAS MARCAS TRADICIONAIS E BUSCOU O SEU NICHO ENTRE OS JOVENS. PARA REFORÇAR A SUGESTÃO DE MODERNIDADE DA MARCA, A SKOL FOI A PRIMEIRA A SER OFERECIDA EM LATINHAS, HOJE TÃO POPULARES. A LATAVIROU SINÔNIMODE JUVENTUDE E CARREGOU A MARCA COM ELA. DOS 24 MAIORES FABRICANTES MUNDIAIS DE EMBALAGENS DE TODOS OS TIPOS, EM PAPEL, PLÁSTICO, VIDRO, AÇO OU ALUMÍNIO, NADA MENOS QUE 22 JÁ ESTÃO INSTALADOS ENTRE NÓS.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx