Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

Paulo Carramenha 25 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M omo explicar o fenômeno contem- porâneo que chamamos de marcas? Na sociedade atual de consumo, as marcas se mostram como um fenô- meno, cujas definições e conceitos estão ainda em construção e evo- luem à medida que aprofundamos nossos esforços à sua compreensão. Muito tem se tentado, porém, nenhu- ma definição até agora conseguiu traduzir, em toda a sua amplitude esse universo. Com o passar do tempo, esse ativo das empresas, reconhecidamente valioso e intangível, vem assumin- do atribuições cada vez mais com- plexas e abrangentes, quer sob o ponto de vista do consumidor, quer no âmbito das organizações às quais pertencem. Alguns especialistas con- sideram que as marcas não existem no mundo físico, mas sim na mente e no coração dos consumidores e, mesmo assim, sabemos que elas movimentam a economia, geram milhões de empregos e impulsionam negócios por todo o mundo. É pos- sível assegurar que, no exato mo- mento em que você estiver lendo

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