Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

Paulo Carramenha 27 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Os Estudos Roper, realizados anual- mente pela GfK no Brasil e em outros 30 países, apontam algumas tendên- cias mundiais de comportamento, que sinalizam excelentes oportu- nidades para as empresas que têm como público-alvo o consumidor final. Entre as principais tendências observadas estão o paradigma da vida saudável, o mito da juventude, o consumidor no controle e o con- sumidor em movimento. Em todas essas tendências as em- balagens podem cumprir um papel fundamental, diferenciando o produ- to e auxiliando no atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores. É importante con- siderar que, antes de um ser que consome, o consumidor é um ser humano que carrega consigo di- versas necessidades, expectativas, anseios e desejos inerentes aos seres humanos e que podem não estar vinculados diretamente ao consumo de produtos e serviços. Por ter cada vez mais informações, opções de marcas, de canais de compras e de formas de pagamen- to, o consumidor tem se mostrado muito menos fiel às marcas do que há 10 ou 15 anos. Seu interes- se por produtos e serviços que possibilitem mais opções está au- mentando e o que ele claramente espera é ter a sensação de que tem o controle da relação de compra. Nesse sentido, a em- balagem cada vez mais pode atuar como um dos principais elementos para conquistar a preferência do consumidor. “GRITONA” “SUPERSTAR” “CRIANÇA PROBLEMA” “SURPREENDENTE” v ALTA VISIBILIDADE v FRACA COMUNICAÇÃO v ALTA VISIBILIDADE v FORTE COMUNICAÇÃO v BAIXA VISIBILIDADE v FRACA COMUNICAÇÃO v BAIXA VISIBILIDADE v FORTE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISIBILIDADE PAULO CARRAMENHA Atuou em importantes empresas de pesquisa de mercado além de empresas- clientes como o jornal O Estado de São Paulo, Dow Química e Grupo Bunge. É Diretor-Presidente da GfK Indicator, e professor dos cursos de Pós-graduação da ESPM. ES PM

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