Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

N Edi torial EXPEDIENTE C ONSELHO EDITORIAL Francisco Gracioso – Presidente Alex Periscinoto Alexandre Gracioso J. Roberto Whitaker Penteado E DITOR J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 e-mail: jrwp@espm.br C OORDENAÇÃO E DITORIAL Lúcia Maria de Souza E DITORA DE A RTE Miriam Duenhas C APA Raquel Carpigiani I MAGENS NÃO CREDITADAS ● Arttoday ● Keystone R EVISÃO Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R EDAÇÃO Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 – Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646. SITE: WWW.ESPM.BR VISÃO INTEGRADA DO PAPEL DA EMBALAGEM I MPRESSÃO Editora Referência Rua François Coty, 228 – CEP 01524-030 Tel.: (11) 6165-0766 – Fax: (11) 272-6921 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D ISTRIBUIDOR E XCLUSIVO Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R EVISTA DA ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentarem ma- térias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. D IRETORIA E XECUTIVA DA ESPM Luiz Celso de Piratininga Figueiredo - Presidente ● Alexandre Gracioso ● Emmanuel Publio Dias ● Humberto de Campos ● J. Roberto Whitaker Penteado I NSTITUIÇÃO M ANTENEDORA C ONSELHO D ELIBERATIVO Armando Ferrentini – Presidente ● Alex Perisci- noto ● Altino João de Barros ● Avelar Vasconce- los ● Décio Clemente ● Geraldo Alonso Filho ● Hiran Castello Branco ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● Luiz Marcelo Dias Sales ● Roberto Martensen ● Sergio Reis C ONSELHO F ISCAL Títulares - José Francisco Queiroz - Presidente ● Luiz Fernando Furquim ● Roberto Duailibi Suplentes - Christina Carvalho Pinto ● Petrônio Corrêa ● Waltely Longo A SSOCIADOS Alex Periscinoto ● Altino João de Barros ● Álvaro Novaes ● Antonio Jacinto Matias ● Armando Fer- rentini ● Avelar Vasconcelos ● Christina Carvalho Pinto ● Décio Clemente ● Francisco Gracioso ● Geraldo Alonso Filho ● Hiran Castello Branco ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● João Roberto Marinho ● João Vinicius Prianti ● José Francisco Queiroz ● José Heitor Attilio Gracioso ● Luiz Fernando Furquim ● Luiz Marcelo Dias Sales ● Octávio Florisbal ● Orlando Marques ● Petrônio Corrêa ● Ricardo Fischer ● Roberto Civita ● Roberto Duailibi ● Roberto Martensen ● Sérgio Reis ● Waltely Longo os últimos anos, houve uma autêntica revolução no setor das embalagens no Brasil, em especial nas embalagens de produtos destinados ao consumidor. Refletindo a abertura econômica e a maior competição que se instalou no mercado, nossas embalagens incorporaram novos materiais e novas tecnologias, igualando-se ao que existe de mais avançado em todo o mundo, e dando origem a um setor industrial que produz hoje R$ 38 bilhões por ano. Por si só, isto bastaria para demonstrar que a embalagem se transformou em fator competitivo essencial para o sucesso do negócio. As empresas ainda reclamam do custo das embalagens, mas reconhecem o seu papel no posicionamento dos produtos e na comu- nicação com o mercado. Quando se sabe que até 92% dos produtos vendidos em supermercados não são anunciados, percebe-se como é importante a comunicação com o consumidor através da embalagem. Compreende-se, portanto, que a embalagem não pode mais ser tratada como um elemento da logística do produto, ou da estratégia de marketing, isoladamente. Ela envolve tudo isso e muito mais. Nas páginas que se seguem, em vários artigos, entrevistas e debates, especialistas defendem a tese da coordenação estratégica do papel da embalagem, transformando-a em elemento es- sencial para a sobrevivência da empresa. A ESPM apóia esta tese, e o nosso Núcleo de Estudos da Embalagem fará disto a sua bandeira, integrando todos os elementos que constituem a cadeia produtiva da embalagem em nosso país. Francisco Gracioso

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx