Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
32 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 download no interior do rótulo, com o qual o consumidor se diri- gia ao site e baixava as músicas que havia ganho. O interessante nesta promoção é que o prêmio oferecido era entregue on line ins- tantaneamente sem complicações e o veículo que servia de base para a ação era a embalagem. Agora está no mercado, nos EUA, uma nova promoção desta marca. O site “My- CokeRewards.com” (foto 4) onde o consumidor recebe uma série de brindes, descontos etc. As empresas de aviação criaram os programas de milhagem; agora a idéia foi parar em outra categoria de produto e, mais uma vez, a embalagem está sendo utilizada para fazer a ponte entre o consumidor e o web site, pois são milhões e milhões de latas e garra- fas colocadas no mercado todos os dias. No Brasil, a Coca-Cola utilizou suas embalagens (fotos 5 e 6) para lançar seu novo site e criou um site especial para a Coca Light chamado “NightCocaCola.Com”, onde o consumidor encontrava “tudo para curtir a Night”, incluindo web cams colocadas nas casas noturnas da ci- dade para que ele pudesse dar uma olhada no ambiente de cada uma delas e escolher aquela que estivesse “bombando”. Os exemplos estão aí para serem aproveitados, mas da mesma forma que encontramos casos de boas utilizações, nossos alunos, numa pesquisa sobre o tema, descobriram sites excelentes criados por em- presas aqui no Brasil, que não são comunicados com destaque em suas embalagens. Estas empresas ainda não descobriram as vantagens da integração da embalagem no es- forço de marketing e comunicação para levar o consumidor até o site que construíram e, por isso, estão desper- diçando milhões de oportunidades de ampliar o contato dos consumidores com seus produtos. Falta a elas profis- sionais antenados, pois, uma vez que já existe o site, comunicá-lo com destaque na embalagem não é nada complicado. Além de comunicar e desenvolver ações promocionais, as empresas podem utilizar, de maneira mais sofisticada, a integração da em- balagem com a web e, o caso mais impressionante, neste sentido, é o do refrigerante canadense Jones Soda, que fez da integração a base de toda a estratégia da empresa, onde interatividade e integração total com os consumidores é um “mantra” repetido de todas as formas. FOTO-4 O NOVO SITE SEGUE O EXEM- PLO DAS COMPANHIAS AÉREAS; RE- COMPENSAR O CONSUMIDOR POR SUA PREFERÊNCIA É UMA PRÁTICA DE SUCESSO COMPROVADO. FOTO-5 A EMBALAGEM FOI UTILIZADA PARA COMUNI- CAR TANTO O LANÇAMENTO DO NOVO SITE COMO A CRIAÇÃO DE UM SITE ES- PECIAL PARA PROMOVER A “NIGHT”. Integração da embalagem com a web
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