Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
33 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Desde o início de suas atividades a Jones Soda buscou essa integração, fazendo de seus rótulos um espaço de expressãode seus consumidores.Aem- presa criou um concurso permanente onde os próprios consumidores criam os rótulos dos produtos (foto 7). Trans- formados em coqueluche, os rótulos passarama ser colecionados, trocados, vendidos, criaram-se feiras de rua onde eram realizadas essas operações, sites foram criados pelos entusiastas para propagar suas paixões e, percebendo isso, a empresa foi fundo na integração de suas embalagens com a web cons- truindo um dos mais surpreendentes casos do marketing (foto 8). O portal www.jonessoda.com.br é visitado por milhões de consumidores de todo omundo, mesmo aqueles que nunca viram de perto um de seus re- frigerantes, pois a marca é distribuída apenas no Canadá e em parte dos EUA. Jones Soda virou um fenômeno de comunicação. Através de seu site, a empresa foi conhecendo melhor seus consumidores, descobrindo seus gostos e interesses e foi criando espaço para eles se expressarem e participarem cada vez mais de suas ações on line . Sempre tendo os rótulos como ponto central, criou concursos, uma galeria com todos os rótulos já publicados, uma “gravadora virtual” que mostra as músicas criadas pelos consumidores – eles podem enviar frases que são publicadas nas páginas do site e criar os comerciais da marca através de um link noYouTube. Milhares de rótulos são inscritos todos os meses e os internautas votam para escolher os que serão produzidos. Muita gente sonha assinar “seu próprio rótulo” de Jones Soda. Mas existem aqueles que não agüentam esperar e, para eles, foi criado um novo produto, por US$ 34,95 mais o frete; eles recebem em suas casas uma caixa com 12 gar- rafas customizadas com a imagem que enviaram. FOTO-6 AS EMBALAGENSTRAZEM IMAGENS ENVIADAS PELOS CON- SUMIDORES SELECIONADAS NUM CONCURSO NA WEB. FOTO-7 QUEM NÃO AGÜENTA ESPERAR PELA SELEÇÃO PODE ENCOMENDAR NO SITE UMA EDIÇÃO “CUSTOMIZADA”. Fabio Mestriner
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