Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

34 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 Quando lançou sua linha de chás orgânicos, a empresa criou um con- curso para que designers de qualquer parte do mundo criassem o rótulo e assinassem o design, aparecendo, in- clusive, numa página do site onde seu perfil profissional é apresentado. A interatividade é uma filosofia da empresa que está presente em tudo que ela faz. Uma seção no site é dedicada a “comunidades” e há várias delas funcionando. O exemplo da Jones Soda demonstra de maneira muito clara o potencial da integração embalagem/web, pois toda a estratégia da empresa está sustentada sobre isso desde o início e o sucesso alcançado se tornou um fenômeno que não deixa dúvida sobre a eficácia deste tipo de estratégia. Trata-se, portanto, de algo novo que precisa ser explorado de forma sistemática e consistente. ONúcleo de Estudos da Embalagem da ESPM destacou este tema entre seus objetivos de estudo por enten- der que a integração da embalagem com a web representa um novo ter- ritório a ser explorado, cujas possibi- lidades começam a ser descobertas e, pelo que estão demonstrando, é um terreno fértil que, certamente, dará bons frutos. FABIO MESTRINER Professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM; autor do livro Design de Embalagem: Curso Avançado ; coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE. BIBLIOGRAFIA Holt , S.S. Design Culture Now; The National Design Triennial. London. Laurence King 2000. Meyers , H. Gerstman, R. The Visionary Package; New York. Palgrave Macmillan. 2005. Stewart , B. Packaging Design Strategy, Surrey ; Pira International, 1994. Mestriner , F. Design de Embalagem Curso Avançado 2. Ed ; São Paulo, Prentice Hall 2005. Votações, enquetes, e tudo que faça o consumidor voltar ao site é bem-vindo. Ele sempre tem de ser solicitado a se manifestar, emitir opiniões, votar e fornecer cada vez mais informação sobre si mesmo e suas preferên- cias e interesses. Na embalagem, o site deve ser desta- cado num splash ou box no painel frontal da embalagem e não apenas colocado no verso. A embalagem deve sempre ser usada como um elo com o site. O site é o endereço do produto e a embalagem seu cartão de visitas. O produto tem de ter seu próprio site ou hot site . Não deve estar dentro do site institucional da empresa. Este site tem de conter assuntos de interesse do consumidor, valendo a pena ser visitado. Promoções exclusivas para atrair o consumidor devem ser criadas. Para concorrer, ele tem de se cadastrar no site; e, para saber os resultados, entrar no site e assim por diante. 1. 2. 3. 4. 5. 6. ES PM FOTO-8 TODAA ESTRATÉGIADA EMPRESA FOI BASEADANA INTERAÇÃO EMBALAGEM/WEB. Integração da embalagem com a web ROTEIRO BÁSICO PARA INTEGRAR A EMBALAGEM COM O SITE DO PRODUTO

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